Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 28 de Maio de 2006 às 05:40

    Imprimir


O presidente Alvaro Uribe disse neste sábado, na véspera do segundo turno das eleições colombianas, que aceitará toda a ajuda internacional para buscar a paz na Colômbia e que insistirá em ser um "leal aliado" dos Estados Unidos, embora buscando uma melhor relação com seus vizinhos.

"As contribuições à paz de todos os países serão bem-vindas", disse Uribe a correspondentes estrangeiros, horas antes do início da disputa eleitoral de domingo, em que todas as pesquisas o apontam como favorito. "Nosso propósito é incrementar nossas relações com todos os vizinhos. Temos uma aliança leal com os Estados Unidos e uma relação fraterna e solidária com nossos países irmãos", acrescentou o presidente, destacando a Venezuela, o Equador e os países centro-americanos.

Segundo as pesquisas, Uribe é o favorito, seguido pelo candidato de esquerda, Carlos Gaviria, com um surpreendente aumento nas intenções de voto.

Uribe explicou que, apesar de suas divergências com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, as relações com a Venezuela estão num bom nível. Destacou ainda que aceitaria a mediação de Chávez ou de qualquer outro país para alcançar a paz na Colômbia e lembrou os esforços de Cuba - na aproximação com a guerrilha guevarista do Exército de Libertação Nacional, ELN - e as tentantivas de França, Suíça e Espanha de trocar reféns com a guerrilha marxista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O presidente disse que, depois da assinatura do Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos, seu país negociará um acordo similar com os países centro-americanos.

"Queremos nos transformar na ponte entre a América Central e os processos de integração da Comunidade Sul-americana de Nações, da Comunidade Andina e do Mercosul", afirmou.

A Colômbia iniciará a negociação com Guatemala, Honduras e El Salvador a partir de 5 de junho em Bogotá.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298443/visualizar/