Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 27 de Maio de 2006 às 17:00

    Imprimir


As 28 pessoas esfaqueadas por um adolescente armado em Berlim podem ter sido contaminadas pelo HIV, já que uma das primeiras vítimas estava contaminada pelo vírus, segundo informações policiais. O jovem atacou pessoas que deixavam uma cerimônia de inauguração da nova estação central de trens na capital alemã. A ação ocorreu pouco antes da meia-noite de sexta-feira e o agressor foi detido pela polícia.

"Um louco desceu a rua correndo, esfaqueando as pessoas arbitrariamente", disse um policial no local do crime. Um porta-voz da polícia afirmou neste sábado que seis dos feridos estão em estado grave, mas que uma vítima inicialmente em estado crítico já está melhor. A polícia afirmou que a maior parte das vítimas foi esfaqueda nas costas e nas nádegas, embora algumas tenham sido feridas no peito e no estômago.

O agressor é um jovem de 16 anos de Neukoelln, um subúrbio ao sul de Berlim cuja população é composta por imigrantes. A polícia disse ainda estar investigando as razões do ataque do estudante, que tinha registro de agressão em sua ficha policial.

As autoridades descartam haver conexão com grupos de extrema-direita. Eles também disseram que o adolescente tinha agido sozinho e estava sob influência de álcool.

O jovem foi rapidamente detido pela polícia depois que testemunhas o identificaram. A polícia informou que 60 pessoas testemunharam o ataque. Promotores públicos disseram que o adolescente vai ser acusado de tentativa de assassinato.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o prefeito da cidade, Klaus Wowereit, haviam discursado na estação ferroviária horas antes do episódio. Eles deixaram o local antes do ataque.

"Foi um ato terrível", disse Merkel. "É bom saber que a polícia de Berlim prendeu o culpado tão rápido."

Um espetáculo de música e luzes atraiu cerca de 100 mil pessoas à região da nova estação "Hauptbahnhof". Erguida onde um dia esteve a terra de ninguém em que o Muro de Berlim dividia a cidade ao meio, a estação foi aberta por Merkel a tempo de ser utilizada durante a Copa do Mundo, que começa em duas semanas.

O esfaqueamento, que acontece após uma onda de ataques supostamente racistas contra pessoas de pele escura na Alemanha Oriental, pode aumentar a preocupação com a segurança durante o torneio mundial de futebol.

A nova estação ferroviária custou cerca de 700 milhões de euros (R$ 2,01 bilhões) e é a maior da Europa. Mais de 1,1 mil trens e 300 mil passageiros devem passar por ali diariamente.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298479/visualizar/