Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 27 de Maio de 2006 às 13:46

    Imprimir


O ministro do Interior da cidade-estado de Berlim, Ekhart Koerting, afirmou hoje que o ataque de um jovem contra 28 pessoas após os festejos de inauguração da nova estação central é um ato "singular" que não reflete o ambiente real da capital e não atrapalhará o Mundial de Futebol.

"As pessoas verão Berlim como uma cidade interessante e não como uma cidade na qual houve um jovem que perdeu o controle", afirmou hoje Koerting em entrevista coletiva conjunta com representantes da Polícia e da Promotoria, na qual foram fornecidos detalhes sobre o ataque ocorrido por volta da meia-noite.

O agressor, de 16 anos, tinha saído com a multidão da área dos festejos e de repente começou a esfaquear, sobretudo pelas costas, pessoas que se encontravam em seu caminho.

Dos 28 feridos, oito sofreram lesões qualificadas pelos médicos como graves.

O agressor foi capturado por agentes das equipes privadas de segurança, contratados para a inauguração, que o entregaram à Polícia.

O ministro ressaltou que não há motivos para mudar o plano de segurança para o Mundial, que começará no dia 9, e em cujo marco se celebrarão numerosas festas de rua.

"As grandes aglomerações sempre constituem um risco e não se pode impedir que se cometam delitos", disse.

De Frankfurt, a chanceler Angela Merkel, ressaltou que as medidas de segurança previstas para o Mundial não têm precedentes na história do país.

Por sua parte, a promotora-geral, Ute Segelitz, informou que o jovem é acusado de "tentativa de assassinato", já que a maioria dos ataques ocorreu pelas costas, o que constitui um fato especialmente traiçoeiro.

Isso não significa, acrescentou, que o juiz instrutor possa ordenar o ingresso do agressor em centro um correcional em vez de em uma prisão, devido a sua pouca idade e ao fato de os delitos que já cometeu terem sido cometido ainda mais jovem.

A promotora-geral disse que os dois antecedentes penais do jovem são de tipo menor: um por agredir um companheiro de classe e outro por quebrar uma janela em seu colégio.

Segundo indicou o vice-chefe da Polícia de Berlim, Gerd Neubeck, o adolescente vive em um ambiente familiar "normal".

Nesse contexto, Koerting disse que a sociedade deviria perguntar-se como é possível que um menino que cometeu delitos clássicos da juventude acabe perdendo o controle de tal maneira.

O incidente ocorreu nas proximidades da nova estação de trem que acabava de ser inaugurada pela chanceler Merkel, com uma grande festa de música e fogos de artifício.

No momento do ataque - faltava pouco para a meia-noite e os festejos acabavam de terminar - as ruas próximas à estação estavam repletas de gente que voltava para casa, o que dificultou a chegada de bombeiros e da Polícia ao local.

Segundo um porta-voz policial, cerca de cem agentes e 45 bombeiros estavam nos arredores do local do ataque que causou comoção na Alemanha.

De acordo com os primeiros cálculos oficiais da empresa ferroviária alemã, cerca de 500 mil pessoas assistiram ao espetáculo de luz na inauguração da estação.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298540/visualizar/