Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 27 de Maio de 2006 às 13:35

    Imprimir


O Governo do Nepal investigará as denúncias de desaparecimento de 49 pessoas detidas no país, informou hoje à Efe o ministro de Desenvolvimento Local nepalês, Rajendra Pandey. O anúncio foi feito depois que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR) responsabilizou o Exército nepalês pelo desaparecimento de 49 pessoas.

"Vamos investigar os sumiços de pessoas sob custódia do Exército com muita seriedade, e tomaremos providências contra os culpados", afirmou Pandey. O diretor da OHCHR no Nepal, Ian Martin, informou na sexta-feira que grande parte das centenas de pessoas detidas em 2003 pelo então Exército Real do Nepal (agora Exército Nepalês) em Maharajgunj (em Katmandu) sofreram tortura e maus-tratos prolongados.

No entanto, Martin declarou que "diante de testemunhos consistentes, críveis e corroborados de vítimas e testemunhas, a OHCHR rejeita a negação de responsabilidade do Exército Real Nepalês". O organismo de defesa dos direitos humanos recomendou ao Governo nepalês que ponha em andamento uma investigação imparcial, competente e totalmente independente para esclarecer os fatos e descobrir o paradeiro dos desaparecidos.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298543/visualizar/