Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 27 de Maio de 2006 às 10:31

    Imprimir


A primeira turma de 198 professores índios da América Latina formada por um projeto diferenciado de nível superior estará colando grau no próximo dia 06 de junho no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá. O projeto pioneiro de Formação de Terceiro Grau Indígena é ministrado pela Universidade do Estado de Mato Grosso por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Fundação Nacional do Índio e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.

O projeto de Terceiro Grau Indígena começou a ser desenvolvido em 2001, e uma segunda turma de 100 professores índios está em formação e deve concluir os cursos superiores de Licenciatura nas áreas de Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais e Línguas, Artes e Literatura em 2009. A proposta do projeto é garantir a formação dos professores índios com o princípio da liberdade de ser respeitado em suas diferenças.

Atualmente o projeto atende 298 professores indígenas de 44 etnias e 11 estados, totalizando 37 línguas faladas. O modelo proposto por Mato Grosso para formação de professores índios já foi copiado pelos estados de Roraima, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul onde já funcionam universidades indígenas e nos estados do Amazonas, Tocantins, Goiás, Paraíba e Acre o projeto está sendo implantado.

A colação de grau dessa primeira turma de professores indígenas é um marco para a Educação Indígena no Brasil e na América Latina, para isso, autoridades brasileiras e dos países vizinhos foram convidados para a cerimônia. As atividades de formatura começam no dia 04 de junho, com a chegada e recepção dos índios formandos em Cuiabá, na segunda-feira (05) acontecem a aula da saudade e apresentações culturais, e na terça-feira (06) às 09 horas será a colação de grau unificada dos três turmas de licenciatura do projeto.




Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298579/visualizar/