Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Maio de 2006 às 17:05
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Mais de 15,7 mil atendimentos. Este é o total de atendimentos realizados até o momento pela 4ª caravana do Mutirão da Cidadania, coordenado pelas secretarias de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A caravana, que iniciou viagem pela região Araguaia no dia 09 de maio, já passou pelos Municípios de Luciara, Vila Rica, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, Canabrava do Norte, Canarana, Nova Nazaré e Água Boa.

Em todas as localidades o evento levou gratuitamente a emissão de documentos (carteiras de trabalho e identidade, CPF, certidão de nascimento, cartão SUS), cortes de cabelo, atendimento médico, orientações sobre direitos do consumidor, palestras educativas, orientações sobre programas sociais, entre outros.

Só no setor de documentação, o mutirão emitiu 1.225 carteiras de identidade, 511 CPF’s, 629 carteiras de trabalho e 3.689 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos 103 atendimentos realizados pelos cartórios de registro civil desses Municípios, responsáveis pela emissão de certidões de nascimento e 2ª via de certidões de casamento. “Só no Município de Santa Cruz do Xingu, fizemos 247 carteiras de identidade e mais de 400 cartões SUS”, destacou a coordenadora do mutirão e assessora especial da Setecs, Lilita Rodrigues.

A ação também levou à população da região do Araguaia orientações sobre programas sociais Municipais, Estaduais e Federais, como Bolsa Família, palestras sobre os direitos do consumidor, orientações sobre trânsito, palestras sobre consciência fiscal e corte de cabelo.

Na área da saúde, foram 1.732 atendimentos médico e odontológico. “Com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e do MT Saúde , os usuários do mutirão tiveram acesso à aferição de pressão, testes de glicemia, orientações médicas e odontológicas, aplicação de flúor, higiene bucal, esclarecimentos sobre malária e dengue, entre outros. No Município de Canarana, por exemplo, foram 651 atendimentos no setor da saúde, entre higiene bucal, aferição de pressão, testes de glicemia e colesterol”, frisou Lilita Rodrigues.

Em 2006, os trabalhos do Mutirão da Cidadania iniciaram em março, atendendo até o momento mais de 14 cidades do Estado. A 4ª caravana do mutirão encerra suas ações neste sábado (27.05), atendendo o Município de Pontal do Araguaia.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298710/visualizar/