Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Maio de 2006 às 16:14
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


O edital da concessão da BR-163 será publicado no final deste ano pelo Governo Federal. Sem dinheiro para investimentos a curto prazo e devido a importância da estrada para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, a solução encontrada foi formatar uma parceria público- privada (PPP). De acordo com o assessor do Ministério de Transportes José Maria da Cunha o documento garantirá que as empresas vencedoras farão a obra, bem como a captação de recursos.

O pagamento será realizado no final da construção de maneira parcelada. A cobrança de pedágio para o abatimento da dívida não está confirmada, no entanto dependendo do fluxo de veículos e situação econômica não é descartada. “A princípio não. Mas nada impede que no futuro seja instalado”, declara Cunha, que nesta sexta-feira (26.05), reuniu-se com o secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, para apresentar o cronograma de obras, além de propor o trabalho conjunto no que diz respeito à fiscalização.

Serão 850,6 km de pavimentação e 496,5 km da rodovia de recuperação e adequação. Ao todo a concessão engloba 1.347,1 km, divididos em quatro lotes, sendo o primeiro entre Lucas do Rio Verde (MT) e Guarantã do Norte (MT).

No local, a BR-163 é pavimentada, então serão feitos trabalhos de adequação. A rodovia era considerada pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) como classe quatro, definida como uma pista de nove metros, sendo um de acostamento para cada lado. E agora está encaixada na classe dois, que compreende 13,60 metros de pista, das quais 2,5 de acostamento nas laterais.

Segundo o assessor do Ministério dos Transportes, ainda não foi calculado o valor do investimento. O montante será apresentado depois da conclusão dos estudos, mas no ano anterior a perspectiva federal era de cerca de R$ 2,7 bilhões.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298712/visualizar/