INSS planeja aceitar requerimentos de aposentadorias pelo telefone
"É um tipo de benefício que nós pretendemos também, com a nova central, agendar o atendimento. Se o segurado chegar com toda a documentação necessária, nós vamos tentar, ao final do atendimento, já decidir se concedemos ou não a aposentadoria, que é o que chamamos de atendimento resolutivo", afirmou Simão.
Segundo o presidente, há dois tipos mais comuns de aposentadoria: por tempo de contribuição, que é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres; e por idade, aos 70 anos, com contribuição mínima por 15 anos. Ele afirma que os requerimentos de aposentadoria representam menos de 10% da demanda total dos postos de atendimento.
Em relação ao recadastramento dos aposentados e pensionistas, Simão afirmou que o INSS não tem verificado dificuldades de comparecimento. "O segurado está sendo avisado pelo próprio banco onde ele recebe o pagamento. Se não é ele que recebe, é o procurador, ele pode fazer a atualização do cadastro. E depois vamos checar na residência do segurado se de fato ele existe e está vivo", disse o presidente do INSS.
Ele afirmou que o procedimento é fundamental para que o INSS tenha a garantia de que os pagamentos estão sendo feitos às pessoas que têm o direito de receber. A expectativa é de que sejam suspenso o pagamento de cerca de 2,5 milhões de benefícios.
Comentários