Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Maio de 2006 às 13:23
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Fruticultura, apicultura e atividade leiteira. Estas são três das principais atividades econômicas que os agricultores de Alto Boa Vista (1.059 km a Nordeste de Cuiabá) querem fomentar no Município. As propostas para o desenvolvimento das potencialidades agrícolas da região foram apresentadas ao secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, e ao presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer, nesta quinta-feira (25.05), na abertura da 1ª Expoleite.

De imediato, Paquer já determinou levantamento do potencial da cultura do abacaxi para viabilizar esta cadeia produtiva. Os agricultores querem a instalação de uma fábrica na região para processar e comercializar a produção. “Colocamos a Empaer à disposição dos agricultores para avaliar a questão técnica, o que tem e o que podemos fazer”, disse o presidente da Empaer”.

De acordo com levantamento apresentado pelo prefeito Mário César Barbosa (PL), a fruticultura tem sido um caminho aberto para os produtores. “As nossas condições de solo, clima são idéias para as culturas tropicais como caju, maracujá, acerola e abacaxi. Portanto, com incentivos direcionadas ao setor, poderemos alcançar uma alta produtividade”, disse o prefeito.

Em relação à atividade leiteira, a proposta apresentada consiste na liberação de recursos para incrementar o crescimento da bacia leiteira, através de um projeto de parceria entre indústria e produtor.

Mais que fomentar a cadeia leiteira, o secretário Vettorato antecipou a disposição do Governo do Estado em viabilizar projeto em parceria com o laticínio Piracanjuba. A proposta é transformar o empreendimento numa ‘indústria âncora’. Ou seja, em parceria com o Banco do Brasil será possível consolidar contratos de parceria com pequenos produtores que venderão sua produção à indústria. “Cabe a nós apoiar. Não podemos virar as costas para aqueles que querem trabalhar”, disse Vettorato durante abertura da Expoleite, ocasião em que estimulou e incentivou as próximas edições do evento.

A parceria do Estado, Banco do Brasil e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a parceria com os laticínios Bela Vista, cuja marca comercial é Piracanjuba, fortalecerá a atividade na região. “Nós somos nesse tipo de projeto”, afirmou o gerente-industrial, Wagner Martins Vieira do Laticínio Piracanjuba, localizado no km 94, da MT-242, entre a comunidade Posto da Mata (São Felix do Araguaia) e Alto Boa Vista.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298763/visualizar/