Peso de Ronaldo vira carma da seleção
Nesta sexta-feira, após treino físico no estádio Thermoplan, o médico José Luiz Runco e o preparador físico Moraci Sant'Anna foram sabatinados por jornalistas do Brasil e do exterior. Algumas respostas "atravessadas" demonstraram o grau de irritação do estafe da CBF.
"Acho que as pessoas cravaram um foco, e nem sempre é fato. Não estou realmente preocupado com isso", disparou Runco. "O Ronaldo está um pouco acima do percentual de gordura, mas nada além disso. Totalmente controlável", emendou. O aceitável para um jogador profissional é 11% de gordura no corpo.
Indagado se o "Fenômeno" disputaria o Mundial "fino" e sem lesões, Sant'Anna foi taxativo. "O trabalho está sendo dirigido para que ele faça uma excelente Copa. Agora, não somos mágicos ou videntes para saber quem vai se machucar ou não. Qualquer atleta, treinando ou jogando, está sujeito a um problema".
Na quarta-feira, Parreira admitiu em entrevista coletiva que Ronaldo está "um pouco acima do peso". Mas, assim como seus colegas, ressaltou que não há preocupação quanto a isso.
De acordo com dados divulgados pela Fifa, Ronaldo ganhou 5kg desde a Copa de 2002, disputada na Coréia do Sul e no Japão. Há quatro anos o atacante do Real Madrid pesava 77kg - hoje estaria com 82kg.
Runco afirma que Ronaldo não é o único jogador da seleção fora do peso ideal. "Outros atletas preocupam ainda mais", disse, sem divulgar nomes. "Não adianta que eu não vou falar. Isso é algo interno, não interessa para ninguém. Não fiquem criando suposições", continuou.
Após exames realizados pelos jogadores em uma clínica particular, em Notwill, a comissão técnica analisou os resultados e elaborou uma programação específica para cada atleta. Ronaldo correu na terça-feira, no primeiro treino do Brasil na Suíça, e tem feito corridas longas nos demais trabalhos físicos da equipe.
"O Ronaldo ficou muito tempo parado e por isso precisamos aumentar a sua capacidade aeróbica", justificou Sant'Anna, lembrando que o artilheiro não joga desde o dia 8 de abril em razão de uma lesão na coxa direita.
Para o ex-preparador físico de Corinthians e São Paulo, Ronaldo estará pronto para o Mundial porque tem se dedicado à exaustão. "Tem sido excelente a participação dele. Sempre muito alegre, querendo saber o que precisa fazer e como fazer. Trata-se de um grande profissional".
Comentários