Rondonópolis terá Centro de Excelência em Comércio Exterior
O anúncio foi feito pelo ex-secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antonio Pagot, para quem o desenvolvimento econômico de uma região está diretamente ligado à ousadia de seus empreendedores.
A idéia do Centro de Excelência é reunir, num mesmo local, empresários, pesquisadores e estudantes que possam gerar iniciativas direcionadas a colocar os produtos da região nos mercados consumidores estrangeiros.
A proposta foi muito bem recebida pela comunidade acadêmica que lota o auditório do Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur), onde o encontro é realizado. Segundo Mohamed Zaher, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), são iniciativas como essa, promovidas pelo Governo do Estado, é que fizeram Mato Grosso ser reconhecido hoje não como corredor do tráfico de drogas ou de armas, mas como um dos maiores estados exportadores do Brasil.
Para o prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, o Governo do Estado estimula a ousadia, virtude necessária em tempos de crise, como a vivida atualmente pelo setor de agronegócio. "Há algum tempo nós, produtores de algodão, tivemos que vender o produto com prejuízo para a Europa, para só assim começar a abrir aqule mercado para o nosso produto", afirmou. "E foi assim que nós nos tornamos o maior exportador de algodão do Brasil".
Também participaram da abertura do encontro o diretor-presidente da Fapemat, Carlos Camacho, o reitor do Cesur, Ilson Sanches, o comandante da 4ª Regional da Polício Militar, coronel Adaíldon, e o deputado estadual Sebastião Resende. É aguardada para o encerramento do encontro a presença do secretário de Estado de Fazenda, Waldir Teis, que fará a última palestra.
Comentários