Professores debatem dificuldades durante oficinas do PEJA
Participam do seminário de formação continuada 280 professores do Ensino Fundamental e coordenadores que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos. Ao todo cinco mil alunos serão beneficiados. A formação, que começou na última segunda-feira (22.05) ocorre em período integral até esta sexta-feira (26.05), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
De acordo com os professores de Poconé essa é uma oportunidade para que sejam expostas as dificuldades de cada docente. “No município estamos com problemas de evasão escolar e sabemos que temos que adotar uma medida urgente para combater isso”, acrescentou a professora Maria Lúcia Arruda.
Já a professora Benedita Márcia, também do município de Poconé, acrescenta que além da evasão é difícil conseguir prender a atenção do aluno, por causa das diferenças de idade. “Temos que descobrir um meio de tornar a escola mais atrativa para esses estudantes. Descobrir o que é interessante pra eles, melhorar a forma como transmitimos a educação. Com isso, estaremos ajudando tanto na formação do caráter quanto no exercício da cidadania, conseqüentemente no desenvolvimento do município”.
Poconé, localizado a 104 km de distância de Cuiabá, desenvolve a EJA em duas escolas estaduais: Frei Carlos Valete e Antônio João Ribeiro de Arruda. Em Mato Grosso, o município foi incluído no programa por apresentar baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este é o critério usado pelo Ministério da Educação na escolha dos municípios. Além de Poconé mais 14 cidades também foram contempladas.
A coordenadora do seminário, Zileide Lucinda dos Santos, destaca a importância dos professores em dar continuidade ao aprendizado criando grupos de estudos. “Acredito que só assim será possível resolver os problemas detectados por esses professores, mas o trabalho não pode parar por aqui”, disse.
O Fazendo Escola/PEJA - Programa de Apoio à Educação de Jovens e Adultos é desenvolvido pelo Ministério da Educação em conjunto com os governos estaduais e municipais, por meio da transferência, em caráter suplementar, de recursos administrados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Peja destina-se a atender o cidadão que não teve a oportunidade de acesso ou permanência no Ensino Fundamental na idade escolar própria (dos sete aos 14 anos).
Além da formação continuada, o Ministério da Educação (MEC) repassa às unidades escolares um recurso financeiro para a merenda escolar desses alunos, kits de material didático pedagógico, acervo bibliográfico e kit básico de material didático para os professores. Cabe a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o assessoramento técnico pedagógico as unidades escolares contempladas pelo programa, implementar a sala do professor e editar, publicar os anais do seminário Educação de Jovens e Adultos Construindo Identidade.
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