Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 12:19
Por: Sergio Edson

    Imprimir


Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e da Fazenda, Guido Mantega, anunciam hoje (25), às 14h30 (hora de Brasília), em Brasília, o Plano Agrícola e Pecuário 2006/2007. Os ministros também irão anunciar um conjunto de medidas de apoio ao setor agrícola.

O prefeito de Ipiranga do Norte, Ilberto Effting, os vereadores Ederson Dalmolin (Xuxu) e Gerson Frâncio, de Sorriso, o secretário de Agricultura de Sorriso, Sardi Trevisol, e produtores rurais estão em Brasília para acompanhar de perto o anúncio do pacote de medidas.

A expectativa dos produtores rurais não é positiva. Em todo o País, a categoria permanece mobilizada. As lideranças agrícolas já sabem que não haverá mudanças no câmbio e no preço do óleo diesel. As medidas devem se resumir à liberação de recursos para a comercialização da soja e ao alongamento das dívidas da última safra. Segundo Ilberto Effting, o pacote do governo deverá ser paliativo e que não resolverá o problema daqueles produtores que já venderam a soja. “Beneficia apenas os que estão em situação econômica confortável e que puderam segurar a soja”.

Mobilização Os produtores rurais de Sorriso estão organizando uma nova manifestação para a tarde de hoje (25). A concentração tem início previsto para as 14 horas, na BR-163, frente ao Posto Redentor, no perímetro urbano da cidade, quando já saberão o resultado do pacote de medidas do governo federal, cujo anúncio acontecerá às 13h30 (hora de Mato Grosso).

Assim como prefeito de Ipiranga do Norte, os líderes do movimento descartam novo bloqueio da rodovia caso o anúncio não agrade a classe produtora. “Nossa idéia é apenas ocupar as margens da pista, sem bloqueio”, informa o produtor rural Elso Pozzobon. “Os caminhoneiros já deram a sua contribuição, ajudaram muito o movimento, e não é justo que sejam penalizados mais uma vez”.

Os produtores não acreditam que as medidas resolvam a maioria dos problemas enfrentados pela agricultura brasileira. “Lula já antecipou que o câmbio continua livre e o governo também não vai mexes no preço do óleo diesel”, lamenta Pozzobon.

Sobre a renegociação da dívida rural, o produtor também não acredita em grandes novidades. “Vai mudar pouca coisa. E o resto das medidas deverão ser de curto alcance, beneficiando apenas aqueles produtores que ainda não vendeu a soja, que são justamente aqueles que se encontram em boa situação econômica”, avalia. “A maioria, justamente aqueles agricultores que passam por um momento difícil, já vendeu a sua soja e são os que precisam de ajuda do governo federal”, acrescenta Elso Pozzobon.

Em Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã os armazéns continuam fechados. O mesmo acontece em Sorriso, onde cerca de 900 mil toneladas de soja estão impedidas de serem transportadas aos portos.

Os agricultores de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum também pretendem realizar manifestações nesta quinta-feira com bloqueio da BR-163. Em Sinop, os produtores continuam mobilizados no bairro Altos da Glória.





Fonte: Clichoje

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298985/visualizar/