Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 24 de Maio de 2006 às 14:36

    Imprimir


O Governo do Estado deverá inaugurar no segundo semestre deste ano, o Centro de Abastecimento e Comercialização de Produtos Hortifrutigranjeiros de Mato Grosso, que tem como objetivo principal, organizar os pequenos produtores rurais de toda a Baixada Cuiabana na comercialização de seus produtos e oferecer produtos a preços mais baixos à rede de supermercados atacadistas e varejistas do Estado.

A previsão é do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, que no início da manhã desta quarta-feira (24.05) visitou o local da obra acompanhado do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, técnicos da Seder e o diretor da empresa Prado Engenharia, responsável pela execução da obra, Geraldo Prado.

O Centro está situado numa área de 50 hectares na Rodovia Mario Andreazza, após a fábrica de refrigerantes Coca-Cola, em Várzea Grande onde serão investidos na sua construção R$ 1,6 milhão, sendo 50% do Governo do Estado e o restante do Governo Federal. A Prefeitura de Várzea Grande intermediou a doação do terreno feita pelo empresário, José Carlos Guimarães e responde ainda pelos serviços iniciais de terraplanagem e pelo abastecimento de água.

A estrutura física terá mais de três mil metros de área construída com um pavilhão que contará três grandes câmaras frias e 150 boxes de dois metros quadrados por quatro metros, que vão funcionar em sistema rotativo para atender os pequenos agricultores. De acordo com o superintendente de Projetos Especiais da Seder, José Alfredo da Costa Marques, os Centro será todo informatizado, contando com 13 microcomputadores e mais três no setor administrativo, além de possuir uma frota de seis caminhões à disposição.

“Dessa forma, quando um supermercado solicita uma determinada quantidade de um produto será feito um contato direto com o produtor que passará a informação de que tem ou não disponível e o caminhão vai buscar a mercadoria no local garantindo que este produto seja fresco e esteja em boas condições”, observou. Ele lembrou ainda que a localização do Centro é privilegiada pois está situado no entroncamento que tem saída para 13 municípios da Baixada Cuiabana.

Segundo Vettorato, a criação do Centro quebra um sistema em que a grande maioria dos produtos hortifrutigranjeiros comercializados em Mato Grosso é originária de outros Estados, como São Paulo, por exemplo. “É o empenho do Governo do Estado numa parceria com o Governo Federal voltada para o desenvolvimento rural garantindo condições ao pequeno agricultor de Mato Grosso para a comercialização de seus produtos gerando renda e emprego”, afirmou o secretário.

Para Tereza Rios da direção da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), o Centro atende a uma antiga reivindicação dos pequenos produtores da Baixada Cuiabana. “O Centro é muito importante porque elimina o atravessador e o consumidor só tem a ganhar com isso. O lucro do produtor sempre fica com o atravessador e isso acaba encarecendo o produto, mas com a criação do Centro o Estado inaugura uma nova fase na Agricultura Familiar. Incrementa a comercialização direta e melhora a qualidade de vida dos pequenos produtores”, assinalou a dirigente.

Na opinião do prefeito Murilo Domingos, o município tem interesse na instalação do Centro, pois reconhece o cunho social do projeto. “A instalação do Centro beneficiará não só os pequenos produtores várzea-grandenses, mas todos os outros pequenos da Baixada Cuiabana”, ressaltou o prefeito.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299024/visualizar/