IBGE aponta alta no emprego e na massa salarial paga pelo comércio
O levantamento aponta que houve uma expansão de 9,1% no número de pessoas ocupadas no comércio em 2004 na comparação com o ano anterior, totalizando um contigente de 6,68 milhões de trabalhadores.
O segmento que mais gerou empregos naquele ano foi o de Varejo, com a criação de 399 mil novos postos de trabalho, o que significou uma expansão de 8,5% sobre 2003.
Em percentuais, a liderança ficou com o segmento de Veículos, Motos e Peças, que apresentou expansão de 11,3% na ocupação, seguido pelo Atacado, com 11,1%.
A massa salarial paga pelo comércio cresceu, em média, 12,8% em 2004 na comparação com ano anterior. Neste caso, o destaque foi o setor atacadista, com alta de 13,8%.
Metodologia
Todas as variações divulgadas pelo IBGE foram ajustadas de acordo com a inflação medida no período.
A série da PAC teve início em 1988, com o objetivo de fornecer informações anuais sobre o comércio nos períodos intercensitários. A partir de 1996, a pesquisa foi adequada aos parâmetros do novo modelo de produção das estatísticas industrial, comercial e de serviços. A principal referência da PAC é o Cempre (Cadastro Central de Empresas).
Comentários