Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 23 de Maio de 2006 às 22:40

    Imprimir


A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou com folga na terça-feira leis para impor mais restrições à ajuda norte-americana enviada à Autoridade Palestina, desafiando a posição do presidente George W. Bush no meio de negociações com o Oriente Médio.

A Câmara aprovou por 361 a 37 a medida para cortar a assistência direta e indireta à Autoridade Palestina, dominada pelo grupo militante Hamas, com a exceção da ajuda necessária para suprir "as necessidades básicas de saúde" do povo palestino e de contribuições aprovadas especificamente pelo Congresso.

O projeto limita o envio de ajuda por organizações não-governamentais e restringe os contatos diplomáticos com representantes do Hamas. Também determina que a Autoridade Palestina seja classificada como "santuário de terroristas" e proíbe a emissão de vistos de entrada nos EUA para qualquer autoridade ou integrante da Autoridade Palestina.

A votação ocorreu durante a visita do premiê de Israel, Ehud Olmert, a Washington. Um dos pontos de que ele deve tratar é como encontrar uma forma de amenizar a crise humanitária palestina ao mesmo tempo em que se isolam os islamitas do Hamas.

A administração Bush alega que vai ficar com as mãos atadas se a lei for aprovada. O governo já cortou a ajuda direta para o governo palestino, mas a proposta inclui punições mais abrangentes.

Assessores parlamentares afirmaram que o governo vai tentar impedir que a medida avance até a mesa de Bush.

A proposta da Câmara é mais restritiva que uma versão do Senado que ainda não tramitou pelas comissões. Segundo o texto, a ajuda será retomada, se o Hamas reconhecer o direito de Israel existir, renunciar ao terrorismo e se desarmar. O grupo militante assumiu o poder em março.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299174/visualizar/