Conselho Comunitário de Chapada dos Guimarães será inaugurado amanhã
Os Conselhos Comunitários funcionam como um facilitador entre as polícias na resolução dos problemas relativos à segurança pública. Eles se reúnem (no mínimo) uma vez a cada mês, com o objetivo de levantar os problemas e traçar estratégias, em um trabalho conjunto entre as polícias (civil e militar) e as comunidades.
No início do ano, em Chapada dos Guimarães, a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou palestra na sede da Companhia de Polícia Militar do município, por solicitação do então comandante major Vanilto.
A partir daí foi instituída uma diretoria provisória do Conselho. Mais de 60 pessoas participaram daquela reunião.
Cada conselho é formado por 10 a 15 representantes, mas o número de participantes é ilimitado. Qualquer pessoa da comunidade pode fazer parte de um Conseg, desde que respeite alguns critérios como não ter antecedentes criminais, morar ou trabalhar no bairro (município) e ser maior de 18 anos.
Em Chapada dos Guimarães, a comunidade quer trabalhar com as crianças e adolescentes e seus pais. O atual comandante da unidade, major Carlos Eduardo Pinheiro da Silva pretende implantar na cidade o projeto Curapella (nome científico da lixeira, uma árvore comum no Centro Oeste). Esse projeto, de caráter psicosocial tem por objetivo prevenir e solucionar alguns problemas sociais como a violência, o consumo de drogas, e a ociosidade disponibilizando orientação em Educação, Saúde, Esportes e Lazer e Relações Humanas. Desenvolvendo ações pro ativas a comunidade estará investindo na área social e, com isso trabalhando para a redução da criminalidade.
As comunidades interessadas em implantar um Conselho Comunitário de Segurança Pública podem entrar em contado com a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp, pelo telefone (65) 3613-5554.
Comentários