Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Maio de 2006 às 14:43
Por: Márcio Uhde

    Imprimir


Dizer que a agropecuária desempenha o papel mais importante dentro da economia de Nova Mutum não é mais verdade. Segundo dados apresentados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Departamento Municipal de Tributação, o setor de Indústria e Comércio assumiu a liderança quando o assunto é o ranking no índice do Valor Adicionado - VA, que é a base para formulação do índice de participação de Nova Mutum no ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Essa inversão dos setores que mais contribuem ocorreu nos últimos três anos. A agropecuária, que até 2003 aprecia com maior contribuição (48,05%), perdeu espaço em 2004 (38,92%). Já o setor de Indústria e Comércio, que no primeiro ano aparecia com 38,38%, pulou para 45,41% no ano seguinte. O levantamento mostra também o crescimento da participação do segmento Prestação de Serviços no VA, de 13,45% para 15,72%.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdomir Ottonelli, tem uma explicação lógica para isso. Segundo ele, isso não significa que a agropecuária está perdendo espaço, mas que isso é o reflexo de uma agropecuária que hoje é denominada agronegócio. “Nova Mutum está transformando sua matéria prima antes de colocá-la no mercado. As cadeias produtivas de suínos e frangos são os principais responsáveis por essa inversão”, explicou.

“Quando Nova Mutum apostou na implantação dos frigoríficos e mesmo ao conceder incentivos fiscais para implantação de indústrias de transformação é esse o ponto que se pretende alcançar. Com isso, o produtor rural não fica dependendo apenas da venda do produto in-natura, ele tem condições de agregar valor ao mesmo. Ganha com isso o setor primário e o município com um todo, seja através da geração de mais empregos ou mesmo com um melhor índice de participação no ICMS”, reforçou.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299235/visualizar/