Edital disponibiliza R$ 6 milhões para pesquisas em trabalho e saúde
A área de Gestão do Trabalho é considerada estratégica para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS). As inovações e o aumento da complexidade do sistema na estrutura e na dinâmica dos processos de trabalho, nas formas de gestão de recursos humanos e em suas práticas específicas constituem-se em desafios para a consolidação do SUS. Os investimentos nessa área influenciam a melhoria da qualidade da atenção à saúde pública prestada à população.
Já a Gestão da Educação em Saúde abrange a formação e a capacitação dos trabalhadores do setor. A implementação de ações voltadas à qualificação da força de trabalho em saúde constitui-se em um desafio para os gestores da saúde. As lacunas do conhecimento, sobretudo no âmbito da formulação e implementação de processos educativos, exigem o desenvolvimento de estratégias de mudanças nesses processos, bem como subsídios para a formulação das políticas públicas.
Em Comunicação e Informação em Saúde, busca-se a integração dos esforços de diversos atores em torno de agendas que incluam todos os aspectos relacionados à informação na determinação e condicionamento dos níveis de saúde dos indivíduos, das populações e para a tomada de decisões relativas à atenção, à gestão e ao controle sobre as ações, serviços, redes e sistemas de saúde.
Comentários