Repórter News - reporternews.com.br
Mais de 30 mil estudantes participam de Olimpíadas de Matemática
Cerca de 35 mil estudantes de Mato Grosso participam da 3º Olimpíadas da Matemática que é coordenada pela Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com escolas públicas e participares e prefeituras municipais. As provas da primeira fase da Olimpíadas acontecem nesta sexta-feira (26) em 10 cidades do Estado.
Com o objetivo de estimular a aprendizagem da matemática e garantir uma qualificação dos professores da área, a Olimpíadas da Matemática começou a ser realizada em 2004 com uma participação de 3.300 estudantes, no ano passado, foram 14.400 inscritos, e em 2006 o número supera os 34.500 participantes.
O diretor da Faculdade de Ciências Exatas da Unemat, Miguel Tadayuki Koga, e os coordenadores do projeto Edson Pereira Barbosa e Maria Zoraide Soares, lembra que todos os professores de matemática envolvidos no projeto recebem um treinamento e uma assessoria da Unemat no sentido de preparar os alunos para participarem das provas. “Nós também temos uma preocupação grande em garantir o envolvimento da família no processo e levar os pais para o ensino nas escolas convidando-os a participarem das premiações”.
As provas da primeira etapa da Olimpíadas serão aplicadas em escolas de Cáceres, Barra do Bugres, Colíder, Alto Araguaia, Sinop, Sorriso, Comodoro, Juara, Vila Rica e Nobres. Após a correção dessas provas serão classificados os 50 melhores alunos de cada escola em cada um dos três níveis - sendo o nível 1 (estudantes de 5ª e 6ª), nível 2 (estudantes de 7ª e 8ª) e nível 3 (estudantes do ensino médio) - para a segunda fase da Olimpíadas. Nessa etapa os alunos participam de uma prova dissertativa a ser realizada em um único local em cada município onde os 50 melhores de cada nível serão selecionados para participarem da terceira fase que também consiste em prova dissertativa e que tem a finalidade classificatória.
Em cada município participante da Olimpíadas, 150 alunos são premiados com camisetas e os primeiros colocados recebem também medalhas. “Como ocorre parcerias com municípios, há casos em que são ofertados também outras premiações para os estudantes, mas nosso principal objetivo é estimular o aprendizado da matemática e prestar uma assessoria para os professores na área no sentido de garantir um ensino de melhor qualidade”, explica Miguel Koga.
Com o objetivo de estimular a aprendizagem da matemática e garantir uma qualificação dos professores da área, a Olimpíadas da Matemática começou a ser realizada em 2004 com uma participação de 3.300 estudantes, no ano passado, foram 14.400 inscritos, e em 2006 o número supera os 34.500 participantes.
O diretor da Faculdade de Ciências Exatas da Unemat, Miguel Tadayuki Koga, e os coordenadores do projeto Edson Pereira Barbosa e Maria Zoraide Soares, lembra que todos os professores de matemática envolvidos no projeto recebem um treinamento e uma assessoria da Unemat no sentido de preparar os alunos para participarem das provas. “Nós também temos uma preocupação grande em garantir o envolvimento da família no processo e levar os pais para o ensino nas escolas convidando-os a participarem das premiações”.
As provas da primeira etapa da Olimpíadas serão aplicadas em escolas de Cáceres, Barra do Bugres, Colíder, Alto Araguaia, Sinop, Sorriso, Comodoro, Juara, Vila Rica e Nobres. Após a correção dessas provas serão classificados os 50 melhores alunos de cada escola em cada um dos três níveis - sendo o nível 1 (estudantes de 5ª e 6ª), nível 2 (estudantes de 7ª e 8ª) e nível 3 (estudantes do ensino médio) - para a segunda fase da Olimpíadas. Nessa etapa os alunos participam de uma prova dissertativa a ser realizada em um único local em cada município onde os 50 melhores de cada nível serão selecionados para participarem da terceira fase que também consiste em prova dissertativa e que tem a finalidade classificatória.
Em cada município participante da Olimpíadas, 150 alunos são premiados com camisetas e os primeiros colocados recebem também medalhas. “Como ocorre parcerias com municípios, há casos em que são ofertados também outras premiações para os estudantes, mas nosso principal objetivo é estimular o aprendizado da matemática e prestar uma assessoria para os professores na área no sentido de garantir um ensino de melhor qualidade”, explica Miguel Koga.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299407/visualizar/
Comentários