Repórter News - reporternews.com.br
Escola indígena desenvolve atividades para manter cultura
O povo Terena da aldeia indígena Kopenoti, localizada a 80 km do município de Peixoto de Azevedo, descobriu uma maneira de preservar a cultura e os costumes da etnia, mantendo tradições e rituais. Trata-se do Projeto Aplauso, desenvolvido desde 2004 pela Escola Estadual Indígena Hélio Turim Terena Rondon. Desde então, 105 alunos participam de diversas atividades extra-curriculares voltadas para o resgate da cultura Terena.
Entre as atividades desenvolvidas estão: produção de texto com a história da cultura Terena e artesanato indígena, onde as crianças, por exemplo, aprendem a fazer miniaturas de barcos, ocas, arco e flechas.
“Todas as oficinas são voltadas para o resgate da cultura, para que nossas crianças dêem continuidade e mantenham as nossas tradições. O convívio com o homem branco nos fez esquecer a importância dos nossos rituais e costumes”, disse o professor índio Cirenio Reginaldo Hoyinõ.
Em 2005, os alunos e professores escreveram duas cartilhas contando a história do povo Terena desde o idioma até a cultura. Os livros especificam os significados dos rituais, danças, mitos e cantos. Para este ano, com o recurso do projeto, a escola prepara um documentário com depoimentos, registros de rituais que envolvem toda a história do povo Terena.
A escola indígena Hélio Turim Terena Rondon era de palha e em 2005 foi substituída por alvenaria. Com três salas de aula, refeitório e banheiros, a unidade escolar atende 138 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio.
HORTA PEDAGÓGICA – A escola tem ainda a horta pedagógica do Projeto Vitamina, desenvolvida pela Seduc e pela Empresa Mato-grossense de Assistência e Extensão Rural (Empaer). O projeto, que contempla 117 escolas estaduais, tem como objetivo incrementar a merenda e fomentar um hábito alimentar mais saudável entre os alunos.
Entre as atividades desenvolvidas estão: produção de texto com a história da cultura Terena e artesanato indígena, onde as crianças, por exemplo, aprendem a fazer miniaturas de barcos, ocas, arco e flechas.
“Todas as oficinas são voltadas para o resgate da cultura, para que nossas crianças dêem continuidade e mantenham as nossas tradições. O convívio com o homem branco nos fez esquecer a importância dos nossos rituais e costumes”, disse o professor índio Cirenio Reginaldo Hoyinõ.
Em 2005, os alunos e professores escreveram duas cartilhas contando a história do povo Terena desde o idioma até a cultura. Os livros especificam os significados dos rituais, danças, mitos e cantos. Para este ano, com o recurso do projeto, a escola prepara um documentário com depoimentos, registros de rituais que envolvem toda a história do povo Terena.
A escola indígena Hélio Turim Terena Rondon era de palha e em 2005 foi substituída por alvenaria. Com três salas de aula, refeitório e banheiros, a unidade escolar atende 138 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio.
HORTA PEDAGÓGICA – A escola tem ainda a horta pedagógica do Projeto Vitamina, desenvolvida pela Seduc e pela Empresa Mato-grossense de Assistência e Extensão Rural (Empaer). O projeto, que contempla 117 escolas estaduais, tem como objetivo incrementar a merenda e fomentar um hábito alimentar mais saudável entre os alunos.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299414/visualizar/
Comentários