Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Maio de 2006 às 12:30

    Imprimir


O Projeto Idéia Fixa realizou sua 16ª etapa retornando à sua origem em 13 dias de viagem, de 30 de abril a 13 de maio. Os voluntários do Idéia Fixa, Tânia Mara e José Eduardo, chegaram às estradas mineiras e baianas, ambas de responsabilidade do Governo Federal, e o quadro encontrado foi realmente surpreendente e os remeteu a uma verdadeira prova de Rally. "Pelo visto, o Idéia Fixa não vai perder o seu vínculo com o Rally ainda por muitos anos. Não que esta fosse a intenção, já que o mesmo nasceu dentro do mundo dos Rallys", comentou Tânia Mara, que colocou à prova suas habilidades de navegadora. "Um metro à direita, buraco com 30 cm de profundidade, mais um metro à frente outros 17 buracos, que se multiplicam instantaneamente. Ônibus, caminhões, carretas e veículos de passeio foram magicamente transformados em carros de competição. Os troféus variavam entre: pneus rasgados, molas quebradas, suspensões destruídas, amortecedores estourados, vidros quebrados e até algumas vitimas fatais", completou. O furgão Master da Renault, 'pilotado' por José Eduardo e carregado com sua carga máxima, se transformou por algumas horas no 1º Master "Off Road" do Brasil. A picape Nissan Strike, com uma tonelada de doações, viveu momentos de adrenalina regados a muita tensão e cuidados redobrados.

Porém, desde a chegada à comunidade de Tomé Nunes, a 11 quilômetros da cidade de Malhada, na Bahia, já dava para perceber que algo havia mudado por lá. Era visível a transformação daquele povo com relação à força e a capacidade de regeneração e resistência diante das adversidades apresentadas pela vida. Foram entregues às famílias cadastradas de Tomé Nunes três toneladas de doações, distribuídas entre: alimentos, roupas, brinquedos, calçados, sofás, colchões, além de 7800 livros de histórias infantis, que atingiram toda a rede de ensino da Cidade de Malhada, doados pela Fundação Educar D´Paschoal.

Na noite do dia 8 de maio, os voluntários do Projeto tiveram uma surpresa. As tendas Kagê, utilizadas para as aulas de artesanato e armazenagem das doações, permaneceram montadas depois do encerramento das atividades a pedido de Joanita, Agente de Saúde da Comunidade, e de suas filhas. Um encontro foi marcado para as 18h00 horas e a casa, antes sede do projeto, havia sido transformada em teatro. Os moradores começaram a chegar, famílias inteiras ocupavam os bancos da Igreja colocados em frente às tendas, que viraram palco para a realização de um teatro inesquecível e surpreendente.

Por volta dos 19h30 as cortinas se abriram e aquela gente guerreira, sempre disposta e sorridente apesar das agruras enfrentadas no dia a dia, transformou-se em artistas. Na encenação, elas mostraram com muita coragem e determinação que é possível sim modificar a vida em um grande espetáculo e resgatar a cidadania, o amor próprio, o respeito e a dignidade, mostrando a cultura de um povo e ensinando aos mais novos que vale a pena preservar sua historia e o folclore de uma região até então esquecida e subestimada por todos. "Realizar transformações nas comunidades em que o Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome atua passou a ser uma marca nestes quatro anos de atividades", explicou Tânia. "Porém, os resultados desta 16ª etapa surpreenderam a todos. Assistir ao espetáculo apresentado foi a recompensa que jamais esperei receber. Sempre tive a certeza que nossos objetivos iam muito além de minimizar os problemas causados pela seca. As imagens gravadas na minha memória me fazem acreditar que realmente estamos no caminho certo e que não devemos e não podemos desistir nunca! Esses tesouros em forma de lembranças alimentarão cada vez mais a minha Idéia Fixa em ver esse país melhor, com menos desigualdades e muito mais respeito ao próximo", declarou a 'mentora' desta grande idéia.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299491/visualizar/