Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 22 de Maio de 2006 às 10:10

    Imprimir


A comissão eleitoral central de Montenegro confirmou nesta segunda-feira a vitória dos independentistas no plebiscito de ontem, com base no resultado final preliminar e faltando contar os votos de apenas 45 colégios eleitorais, 39 deles na capital, Podgórica.

O presidente da comissão, o diplomata eslovaco Frantisek Lipka, anunciou que os soberanistas obtiveram 55,4% dos votos, suficiente para superar o umbral mínimo de 55% imposto pela UE para reconhecer este novo Estado.

Os colégios que faltam ser contado constituem cerca de 25 mil votos, número que "não poderá influir" de forma significativa no resultado final definitivo, assegurou o eslovaco perante a imprensa nacional e internacional.

Lipka acrescentou que os defensores da manutenção da união estatal com a Sérvia obtiveram 44,6% dos votos e que "por enquanto" não houve nenhum tipo de objeções contra o processo eleitoral.

Votação

Pouco mais de 484 mil cidadãos montenegrinos estavam aptos a votar neste domingo em um plebiscito histórico, do qual participaram 86,3% dos eleitores, segundo dados da Comissão.

Montenegro tem apenas 670 mil habitantes, 15 vezes menos do que a Sérvia, uma defasagem destacada pelos independentistas como principal empecilho para uma coexistência bem-sucedida na união estatal negociada há três anos pela União Européia (UE) e que desde o princípio previa a possibilidade de convocar uma consulta como a realizada ontem.

Segundo o acordo de Belgrado, como país soberano, Montenegro deverá pedir a entrada na ONU e em qualquer outro organismo multilateral, enquanto que a Sérvia herda o status legal internacional da união estatal.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299513/visualizar/