Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Maio de 2006 às 23:59

    Imprimir


O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, disse hoje à rede " CNN" que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP ), Mahmoud Abbas, não pode controlar os atos terroristas entre os palestinos, o que põe em dúvida o processo de paz a longo prazo.

Olmert, que viajará a Washington esta semana - pela primeira vez desde que assumiu o cargo -, discutirá o processo de paz na região e a situação em torno do Irã com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na próxima terça-feira.

O primeiro-ministro israelense falou das preocupações de seu país de que Abbas não tem a liderança necessária para avançar no processo de paz no Oriente Médio, enquanto o grupo fundamentalista Hamas controlar o Governo.

Abbas "não tem poder, está indefeso. É incapaz de frear inclusive os mais mínimos atos terroristas entre os palestinos", disse Olmert em um programa televisivo.

Para Olmert, essa situação de impotência põe em dúvida a capacidade de Abbas de representar seu Governo em negociações tão "fundamentais, complexas e sensíveis", e sobre as quais a comunidade palestina está dividida.

O primeiro-ministro israelense disse acreditar que Abbas é contra as táticas de terror, mas questionou que possa negociar com Israel "com seriedade" sobre os "assuntos mais fundamentais" que os dois lados enfrentam.

Em seu encontro na Casa Branca com Bush na próxima terça-feira, Olmert analisará, entre outros assuntos, o processo de paz no Oriente Médio e os esforços diplomáticos para conter as ambições nucleares do Irã.

Olmert deve ter uma reunião com Abbas quando voltar de sua viagem a Washington.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299600/visualizar/