Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Maio de 2006 às 20:40

    Imprimir


O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, chegou a La Paz neste domingo para estabelecer acordos políticos e comerciais com o governo de Evo Morales, em uma visita importante após a decisão boliviana de nacionalizar seu setor de petróleo e gás.

Amorim será recebido na segunda-feira por Morales e o chanceler boliviano, David Choquehuanca, para definir vários acordos de consolidação das relações entre os dois países, que passaram por turbulência depois do decreto de nacionalização em 1o de maio que afetou a Petrobras .

"Será uma reunião de continuação ao que foi conversado pelo presidente Morales e Lula em Puerto Iguazú, Argentina, e na cúpula de Viena, Áustria, após a nacionalização dos hidrocarbonetos", informou um porta-voz da chancelaria boliviana.

Ao chegar a La Paz, Amorim não falou com jornalistas. "Na segunda-feira haverá uma entrevista coletiva depois do encontro com o chanceler Choquehuanca e o presidente Evo Morales", disse um funcionário da embaixada do Brasil.

O ministro boliviano de Planejamento do Desenvolvimento, Carlos Villegas, assinalou que a visita de Amorim servirá para "consolidar um acordo energético que deve definir preços e volumes de exportação do gás boliviano ao Brasil".

Outros dos temas que serão debatidos é a presença de investidores brasileiros em obras viárias na região amazônica da Bolívia.

Morales reiterou no sábado o interesse da Bolívia na consolidação nos próximos anos de um corredor interoceânico entre Rondônia e os portos chilenos de Arica e Iquique, passando por estradas bolivianas.

Amorim também definirá com o colega boliviano o funcionamento em La Paz da secretaria da Comunidade Sul-americana de Nações.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299612/visualizar/