Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Maio de 2006 às 16:16

    Imprimir


Os colégios eleitorais fecharam suas portas às 16h de Brasília na república ex-iugoslava de Montenegro, que realizou sem incidentes um plebiscito sobre sua independência, com participação de mais de 86%, segundo dados de observadores independentes.

A grande incógnita agora é saber se os independentistas, liderados pelo primeiro-ministro, Milo Djukanovic, obtiveram mais de 55% dos votos, como exige a União Européia (UE) como mínimo para reconhecer a independência de Montenegro, que desde 2003 forma uma união estatal com a Sérvia.

Ao redor da principal praça de Podgórica foram posicionados dezenas de policiais, enquanto uma fonte do escritório de Djukanovic disse que o governamental e independentista Partido de Socialistas Democratas (DPS) prepara uma comemoração de vitória para depois das 22h (17h de Brasília).

Em um possível reconhecimento antecipado da vitória dos independentistas, o líder do Partido Nacional, Predrag Popovic, disse à imprensa em nome do bloco unionista que "aquele que ganhar com tanta maioria merece que lhe dêem a mão".

O independente Centro de Eleições Livres e Democracia (Cesid, em sérvio) informou que às 15h30 de Brasília, ou seja, a 30 minutos do fechamento dos colégios, o nível de participação tinha alcançado 86,6% do eleitorado.

Assim, cerca de 420.000 dos 484.000 cidadãos com direito a voto foram às urnas, entre eles também milhares de residentes no exterior que foram ao país nos últimos dias para participar do histórico plebiscito.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299710/visualizar/