Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Maio de 2006 às 15:36

    Imprimir


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse hoje que a Europa não pediu a Washington que ofereça garantias de segurança ao Irã. Rice disse que, em suas conversas com vários chanceleres europeus, discutiu uma oferta para que autoridades iranianas limitem seu programa nuclear, mas ninguém pediu aos Estados Unidos garantias de que o Irã não será alvo de uma intervenção estrangeira.

"Não nos pediram que déssemos garantias de segurança ao Irã.

Estamos falando é de um pacote que deixe claro ao Irã quais são as opções" da comunidade internacional ao programa nuclear iraniano, disse Rice à rede de televisão "Fox".

A diplomata disse que, além do programa nuclear, os EUA também se preocupam com a posição do Irã sobre o Estado israelense e sua intromissão no processo de paz do Oriente Médio.

"O Irã é um agitador no sistema internacional, um banqueiro central do terrorismo. As garantias de segurança não estão sobre a mesa", afirmou Rice.

A secretária de Estado americana disse que os EUA "querem mostrar ao Governo e ao povo do Irã que é possível encontrar uma saída para esta crise", apesar de o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ter deixado entrever que não aceitará incentivos para interromper o programa de enriquecimento de urânio.

Segundo Rice, existe a possibilidade de encontrar uma solução diplomática, na qual o Irã poderia manter sua capacidade para projetos nucleares pacíficos e recuperar seu status na comunidade internacional.

Se os iranianos não aceitarem uma oferta, "então teremos que tomar outro rumo", disse Rice, sem mais detalhes.

Os EUA apoiaram os esforços de países como Reino Unido, Alemanha e França de encontrar uma solução para a crise com o Irã.

Na nova rodada de negociações, estes países elaboram junto com os EUA um pacote de incentivos para que Teerã abandone suas ambições nucleares.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299755/visualizar/