Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Maio de 2006 às 15:35

    Imprimir


Os eleitores do Chipre reforçaram o apoio ao presidente Tassos Papadopoulos na eleição parlamentar realizada neste domingo, aplaudindo um governo que ameaçou vetar o início das conversações para a entrada da Turquia na União Européia (UE). Os partidos que estiveram a favor de um plano de paz da Organização das Nações Unidas em 2004 para a ilha do mediterrâneo, dividida entre os territórios de população de origens grega e turca, perderam votos.

Já aqueles que estavam contra o plano de paz, liderados pelo Partido Democrata de Papadopoulos, ganharam maior representação parlamentar.

Computados quase todos os votos, o partido do presidente contava com 17,78% do total, mais que os 14,84% das eleições de 2001.

Embora a eleição parlamentar não tenha efeitos diretos sobre a composição do governo, a primeira eleição desde o fracasso do plano de paz no referendo era vista como um teste sobre a disposição dos cipriotas de remover um dos principais obstáculos no caminho da Turquia em seu sonho de fazer parte da UE.

"Este é o referendo número dois", disse James Ker-Lindsay, da Kingston University de Londres. "Papadopoulos pode interpretá-lo como uma aprovação de suas políticas e continuar com sua linha-dura."

Na véspera da adesão de Chipre ao bloco europeu, em maio de 2004, os gregos cipriotas rejeitaram amplamente a proposta coordenada pela ONU que previa um sistema compartilhado de governo para encerrar a divisão entre dois governos que vigora na ilha.

A divisão entre gregos e turcos teve origem quando a Turquia invadiu o norte de Chipre em 1974, em resposta a um golpe de Estado articulado pelos gregos. Décadas de diplomacia internacional com o objetivo de reunificar a ilha nunca chegaram a um resultado.

Analistas dizem que os mediadores internacionais terão dificuldade ao tentar apresentar novamente as propostas da ONU para solucionar o impasse.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299757/visualizar/