Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 20 de Maio de 2006 às 14:15

    Imprimir


O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, pediu hoje que a comunidade internacional apóie o novo Governo iraquiano, e afirmou que as tropas da coalizão permanecerão no país árabe "até que o trabalho esteja feito". "Apesar de todas as tentativas de interromper o processo político, os iraquianos têm um novo Governo, um Governo de união nacional pela primeira vez em sua história", que é um "gigantesco passo adiante" para o Iraque, disse Blair à rede britânica "Sky News".

A questão agora é ver se o novo Governo de Bagdá "é capaz de impor sua autoridade em todo o país e chegar ao ponto no qual o Iraque possa tomar o controle de seu próprio destino", disse o primeiro-ministro, destacando que é justamente nessa missão que a comunidade internacional "tem que apoiá-lo".

Blair insistiu em que a coalizão continuará apoiando às forças de segurança iraquianas o tempo que for necessário, e ressaltou que "o calendário será marcado pelo o trabalho que se for fazendo".

O novo primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nouri Al-Malki, "deixou isso muito claro hoje. Ele, como nós, quer ver o Iraque tomar o controle de seu próprio destino", acrescentou Blair.

"Temos os mesmos objetivos. Queremos transferir o controle aos iraquianos, tão logo quanto pudermos, mas essa transferência tem que estar baseada na capacidade das forças iraquianas para fazer o trabalho", disse.

O Parlamento iraquiano aprovou o Governo hoje, que será formado por 38 ministros, entre eles quatro mulheres.

Horas antes da votação, pelo menos 24 pessoas morreram e dezenas de pessoas ficaram feridas em dois atentados diferentes em Al Qaim - localidade na fronteira com a Síria - e na capital do país.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299908/visualizar/