Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 20 de Maio de 2006 às 14:12

    Imprimir


Irã cria primeiro grupo de mulheres do Corpo de Bombeiros Últimas de Mundo» Fujimori diz que seus simpatizantes peruanos ainda têm força » Montesinos abala a eleição no Peru com acusação a Humala » São Paulo tem outra madrugada tranqüila após ataques criminosos » Irã cria primeiro grupo de mulheres do Corpo de Bombeiros BuscaSaiba mais na Internet sobre: Ambiente Arqueologia Astronomia Clonagem Espaço Genética Paleontologia Publicações Científicas Saúde Tecnologia Faça sua pesquisa na Internet: . As autoridades da cidade de Karaj, na província de Teerã, criaram o primeiro grupo de mulheres no Corpo de Bombeiros iraniano, informou hoje a agência de notícias local "Mehr".

Segundo a agência, estas mulheres, que junto aos homens, transformaram-se nas pioneiras na profissão de bombeiro no Oriente Médio.

Aparentemente, tudo começou com a publicação de um anúncio em um jornal no qual o Corpo de Bombeiros de Karaj oferecia trabalho a 12 mulheres.

A agência explica que das 120 que se ofereceram para ocupar as vagas, só 60 superaram as provas preliminares e 12, o exame físico.

No entanto, uma das mulheres abandonou o cargo após casar-se e o grupo perdeu uma de suas integrantes, de acordo com a agência.

As mulheres trajam calça, um lenço que cobre a cabeça, tudo de cor cinza, além de um casaco do uniforme da corporação e o capacete regulamentar.

"Nosso trabalho não interfere em nossa vida matrimonial, cinco de nossas companheiras se casaram e continuam trabalhando como bombeiro", disse Amene Mahmudzadeh, uma das integrantes do Corpo de Bombeiros citada pela agência "Mehr".

Mahmudzadeh explicou que ela e suas companheiras ainda não tinham participado de nenhuma missão real e que por enquanto se limitaram a treinar e realizar simulações, embora tenha ressaltado que todo o grupo está disposto a entrar em ação.

Em Karaj, as mulheres também trabalham como motoristas de ônibus, nos quais, ao contrário do habitual, elas obrigam os homens a ocupar a parte traseira do veículo, enquanto as mulheres viajam na frente.

A Prefeitura de Teerã também anunciou recentemente que porá em funcionamento um serviço de táxis coletivos, dirigidos por mulheres e que estará destinado às cidadãs.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299909/visualizar/