Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 20 de Maio de 2006 às 07:47

    Imprimir


No documento enviado ao DIÁRIO, os empresários afirmam que o domínio da Crystal em algumas regiões tem se dado em condições “inalcançáveis pelas revendas que atuam legalmente, em termos tributários”. Os empresários exclamam que no intervalo de um ano “a Crystal teve um crescimento astronômico, tanto em nível de Brasil, quanto em Mato Grosso”. Há doze meses, a Crystal, de acordo com a pesquisa Nielsen, detinha 5,2% do mercado brasileiro de cervejas. Em abril deste ano, últimos números da pesquisa revelam incremento na participação, que agora chega a 6,4%. “Esse aumento de 1,2 pontos percentuais, ou cerca de 20%, significa alguns milhões de caixas de cervejas comercializadas a mais neste intervalo. Algo impressionante para o setor”.

Um dos empresários explica que a atuação das revendas da concorrente Crystal resume-se à “concorrência desleal, porque todas as outras revendas de bebidas recolhem em torno de 50% de tributos (contabilizando todos os impostos que incidem sobre a cerveja, como IPI/ICMS/PIS-COFINS) na fonte, ou seja, os fabricantes (Ambev, Kaiser e Schincariol) retêm os impostos dos revendedores à vista, no momento em que compram o produto dentro das fábricas. As indústrias recebem o valor integral e são responsáveis pelo repasse dos tributos aos cofres públicos, prática não realizada pelas revendas da Crystal no Estado”.

Um dos empresários explica que na prática as revendas da Crystal em Mato Grosso só tributam a quantidade de cerveja que acharem conveniente. “Muito do que é comercializado pelas revendas da Crystal no Estado é fruto de sonegação. Com isso eles conseguem um preço final ao consumidor muito baixo e forçam o mercado a um referencial artificial".

A DEFESA -- A assessoria de imprensa rebate a denúncia contra a Cervejaria Petrópolis e suas revendas em Mato Grosso. “Quanto ao suposto beneficiamento de distribuidoras, a Cervejaria Petrópolis informa que todas as transações comerciais entre as empresas são feitas de acordo com as normas fiscais legais. O que explica a crescente presença das marcas Itaipava e Crystal em todo o mercado nacional é a qualidade das cervejas e o planejamento estratégico da empresa, focado no crescimento sustentável do negócio”.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300019/visualizar/