Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Maio de 2006 às 14:51
Por: Camila Castillo

    Imprimir


A restauração do Centro Cultural Cadeia Pública de Santo Antônio de Leverger está em sua fase final. Iniciadas em abril, as obras têm previsão de entrega em meados de julho. A reforma faz parte da proposta do Governo do Estado de restauração do Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso. A revitalização está orçada em R$ 50 mil, provenientes do Fundo Estadual de Fomento a Cultura.

O projeto está sendo realizado pela parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e a prefeitura de Santo Antônio de Leverger. A primeira das três etapas da reforma realizou melhorias nas partes estrutural, hidráulica e elétrica do prédio. Um novo reboco foi feito nas paredes da ex-cadeia, que “sofreram muito com a umidade do lugar onde a cadeia foi construída”, explica o vice-prefeito de Santo Antônio de Leverger, Lioniê Vitório, o 'Nico'. Pelo mesmo motivo também foi feita uma drenagem na base da construção.

A segunda etapa da reforma é a construção da sede do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio de Leverger, que atualmente não tem espaço próprio, e a melhoria do Museu Municipal, que receberá melhorias na parte física e de equipamentos. O Centro Cultural abriga hoje a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente e a Biblioteca Municipal Marechal Cândido Rondon.

A aquisição de equipamentos, móveis e computadores constitui a terceira fase da reforma. O espaço será adequado para o funcionamento de um museu. “Hoje o museu não tem uma estrutura para funcionar como tal”, diz Lioniê. “Após a reforma as pessoas vão poder descobrir sobre a história, política e economia santo-antonienses de forma adequada”.

O vice-prefeito destaca a importância do Governo do Estado na recuperação do Centro Cultural. “Os recursos que a prefeitura dispõe cobrem apenas os gastos com as contas do prédio”, afirmou o vice-prefeito. “Sem o apoio do Governo do Estado, essa reforma não seria possível e o prédio iria se desgastar aos poucos até acabar”.

Cadeia Pública de Santo Antônio de Leverger tem 81 anos

Com a crescente população do município de Santo Antônio de Leverger, o então intendente (que equivale ao prefeito de hoje) do município ordenou a construção de uma cadeia pública, que funcionaria para castigar aqueles perturbassem a ordem da cidade. Assim, a Cadeia Pública foi entregue em 1925.

O prédio funcionou como cadeia até 1985, quando foi desativado pelas precárias instalações. Em 1999, o espaço foi reformado e reaberto, tornando-se o Centro Cultural Cadeia Pública de Santo Antônio de Leverger. A reforma iniciada em 2006 é a maior desde a construção e “irá garantir a preservação do prédio pelos próximos anos”, afirma Lioniê Vitório. Além da parte física, serão adquiridos móveis, computadores e toda a estrutura que o espaço requer.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300142/visualizar/