Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Maio de 2006 às 13:53
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Já está quase tudo pronto para o maior casamento comunitário já realizado em Mato Grosso. Foram mais de três meses de preparação para que os 2 mil noivos possam realizar o tão esperado sonho de oficializar a união. A cerimônia terá início às 18h30, no Estádio do Verdão, com uma celebração ecumênica, decoração especial e apresentação da Orquestra de Câmara de Mato Grosso, que preparou um repertório especial para a data. A coordenação do evento espera um público estimado em mais de 8 mil pessoas, entre noivos e convidados.

Está confirmada a presença do governador Blairo Maggi e da secretária Terezinha Maggi e dos parceiros do Lions Clube, Rotary Clube, Maçonaria, lideranças comunitárias, cartórios, poder Judiciário e outras autoridades.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), é o idealizador e coordenador deste casamento coletivo. Aproximadamente 320 pessoas estão envolvidas nos preparativos do evento, desde a equipe que trabalhou na central montada exclusivamente para as inscrições e para a formalização dos processos, até os funcionários do Governo e voluntários do Lions, Rotary, Maçonria e da Sociedade Beneficente Evangélica, que auxiliarão os noivos no dia da cerimônia.

Para o casamento comunitário deste ano, o Governo está investindo aproximadamente R$ 146 mil, entre custas cartorais e outras despesas necessárias para realização de 2 mil casamentos. Os recursos provêem do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (Fupis), que arrecada recursos para aplicação em programas e projetos sociais.

Desde 2003 que a Setecs vem promovendo cerimônias coletivas de casamento, 1.782 casais já tiveram a oportunidade de oficializar a união.

O Governo do Estado também proporcionará aos casais que residem nos municípios do interior a oportunidade de legalizar a união. Para cada cidade, o Governo irá custear as despesas de cartório para realização de até 100 casamentos.

Segundo a secretária Terezinha Maggi, é grande a procura por parte das pessoas pela legalização da união. “Durante as inscrições para o casamento de Cuiabá e Várzea Grade, observamos a demanda que há pela legalização da união. Para os casais com poder aquisitivo menor o custo de um casamento foge do orçamento familiar e o Governo decidiu então dar esta oportunidade para estas famílias. Um fato que me chamou a atenção foi uma criança que veio até a mim e disse que o sonho dela era que o pai e a mãe se casassem, isso tocou meu coração”.

O casamento comunitário é uma ação exclusivamente destinada às pessoas que não têm condições de arcar com os custos de uma cerimônia, tanto no civil como no religioso.

Segundo a juíza de Paz e Casamentos, Vera Fernandes Alencastro, um casamento custa hoje no cartório R$ 167, preço tabelado estipulado pelo Tribunal de Justiça. Um dos critérios da escolha dos casais é a faixa salarial, que deve ser entre zero e 2,5 salários mínimos.

Para Ismael José Cardoso, 29 anos, esta foi a oportunidade que esperava para oficializar sua união com a namorada. “Estamos juntos há um ano e o casamento já estava em nossos planos. Para isso, já tínhamos pesquisado preços e sabíamos que seria preciso economizar muito para realizar este sonho. A ação comunitária veio em boa hora. O dinheiro que iríamos gastar para pagar pelo casamento civil, pagou uma pequena comemoração entre os amigos e a família”, disse, emocionado.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300170/visualizar/