Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Maio de 2006 às 13:00

    Imprimir


Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que é cada vez maior o número de adolescentes grávidas. Segundo a pesquisa, 20% das gestantes no Brasil têm menos de 18 anos. Para as autoridades em Saúde Pública, os jovens ainda descuidam quando o assunto é o uso de preservativo.

Uma adolescente de 14 anos, que não quis se identificar, está grávida de seis meses. O namorado, 20 anos mais velho, é amigo do pai dela. A menina conta que sabia do risco de engravidar e de contrair doenças, mas mesmo assim dificilmente os dois usavam camisinha. "Ele tinha medo que eu ficasse grávida, mas às vezes não usava preservativo porque esquecia", disse a estudante, que confessou ter parado de estudar por conta da gestação.

De acordo com o IBGE, em 1980 a taxa de fecundidade entre meninas de 15 a 19 anos era de 11%. Em 1990, passou para 16%. Em 2004 saltou para 20%, mesmo com a massificação da informações. De cada cinco gestantes brasileiras, pelo menos uma é adolescente.

A Secretaria Estadual da Saúde revela que no ano passado foram registradas 142 gestações em meninas de 10 a 14 anos em Mato Grosso e 5.117 entre garotas de 15 a 19 anos. Segundo o superindente de Atenção Integral à Saúde, Victor Rodrigues, a participação familiar é a base fundamental de todo o processo da adolescência. "É essencial que a família converse e oriente os adolescentes. Muitas vezes a escola ou até mesmo os programas preventivos não são suficientes, por isso o papel dos pais quanto educadores é necessário, não punindo e sim orientando", disse o superintendente.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300327/visualizar/