Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 19:50
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) prenderam em flagrante na madrugada desta quarta-feira (17/05), quatro pessoas sendo dois menores e dois adultos, que estavam praticando pesca predatória no município de Barão de Melgaço. Também foram apreendidos apetrechos proibidos usados na captura de peixes no pantanal mato-grossense.

Foram encaminhados para a delegacia de Meio Ambiente (Dema), em Cuiabá, os menores E.S.A de 17 anos e J.B.O também de 17 anos e Luiz Carlos de Barros e Jéferson Rodrigues de Souza, ambos de 18 anos.

Em poder deles os fiscais da Sema encontraram 6 canoas, 7 redes, 30 pacus, 1 pintado, 1 caxara e 1 corimbatá. Os pescadores segundo o coordenador de fiscalização da pesca, Marcelo Cardoso, praticam a pesca predatória há muito tempo na localidade conhecida como Curuará, próximo a Barão de Melgaço.

O quarteto de acordo com Marcelo Cardoso, era bem estruturado e possuía inclusive o fornecimento de marmitex na beira do rio para não perder tempo e capturar um volume maior de peixes. Para chegar até os pescadores a equipe de fiscalização da Sema ficou acampada no mato durante a noite e utilizou canoas para abordar o grupo logo pela manhã.

Os pescadores negociavam o pescado irregular no próprio local com atravessadores que transportavam o peixe até Cuiabá, onde o produto é negociado com peixarias e restaurantes. O flagrante foi lavrado pela delegacia de Meio Ambiente e os pescadores serão indiciados pela prática de crime ambiental.

A secretaria de Meio Ambiente possui cinco postos avançados de fiscalização no pantanal e outros pontos de pesca no Estado. A fiscalização é intensa. O contingente usado para combater a pesca predatória é de mais de 400 pessoas, entre fiscais da Sema, agentes ambientais e policiais militares ambientais. "A Piracema acabou, mas a fiscalização continua e com muito mais força" diz o coordenador de fiscalização da pesca da Sema Marcelo Cardoso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300461/visualizar/