Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 10:43

    Imprimir


O papa Bento 16 nomeou nesta quarta-feira como bispo de Santiago del Estero (Argentina), monsenhor Francisco Polti Santillán, que substitui o bispo Juan Carlos Maccarone, envolvido em um escândalo sexual, segundo nota divulgada pelo Vaticano.

O prelado, membro da Opus Dei, ocupa o lugar do bispo Maccarone, 64, cuja renúncia foi aceita pelo papa Bento 16 em 23 de agosto de 2005, depois da difusão de um vídeo no qual o religioso aparecia mantendo relações sexuais com um jovem de 23 anos.

Monsenhor Polti Santillán nasceu em Santiago del Estero em 17 de novembro de 1938. Graduado em Leis na Universidade de Navarra, Espanha, começou os estudos em Filosofia e Teologia no Studium Geral da Prelatura da Opus Dei na Argentina, mas terminou o curso no Colégio da Santa Croce em Roma.

O novo bispo argentino foi ordenado sacerdote pela Prelatura Pessoal da Opus Dei em 11 de agosto de 1963. Como religioso, foi Capelão de vários centros para jovens universitários.

De 1983 a 1992 teve cargos de governo no Conselho Regional da Prelatura da Opus Dei em Buenos Aires. Desenvolveu também importante atividade como predicador de cursos de exercícios espirituais.

Nomeado bispo de Santo Tomé (Corrientes) em 1994, recebeu a ordenação episcopal em 22 de agosto desse mesmo ano.

Bento 16 havia aceitado, em 23 de agosto de 2005, a renúncia do bispo Maccarone, depois de o Vaticano tomar conhecimento da existência de um vídeo, que foi transmitido pela televisão em horário de alta audiência.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300559/visualizar/