Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 07:01

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde aderiu ao Programa do Ministério da Saúde "Farmácia Popular do Brasil". A primeira Farmácia Popular de Mato Grosso será instalada em Cuiabá, na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 402, Centro.

"Esta farmácia terá à frente a administração estadual.

A parceria com o Ministério da Saúde nos possibilitou a implantação desta primeira unidade.

o Ministério da Saúde disponibilizou um financiamento inicial de até R$ 50 mil para reforma e adaptação do local onde a farmácia será instalada.

O Estado tem garantidos, também, R$ 10 mil mensais para manutenção da unidade, como pagamento de pessoal e contas de águas, luz e telefone, disse o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro.

Explica o secretário Augustinho Moro, que a Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quanto necessário, e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo.

Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento e aquela parcela da população que não busca assistência ao Sistema Único de Saúde.

Os medicamentos chegam a ser comercializados com preço de 50 a 90% a menos dos praticados na rede privada.

"O programa prevê adesões estaduais e municipais. Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande já fizeram o pedido de adesão.

O Estado está encaminhando ao MS propostas de adesão dos municípios de Sinop, Sorriso, Barra do Graças, Tangará da Serra, Cáceres, Juruena e Nova Canaã do Norte.

A Unidade de Cuiabá em breve entrará em funcionamento, só faltando a conclusão da reforma", informou Augustinho Moro.

O Ministério da Saúde disponibiliza para a população 97 itens de medicamentos, sendo eles para várias patologias, a exemplo dos de uso contínuo como diabetes e hipertensão, doenças do coração, além dos da farmácia básica.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300663/visualizar/