Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 16 de Maio de 2006 às 09:13

    Imprimir


Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), realiza entre quinta-feira (18.05) e sábado (20), no município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), a “Jornada Técnica da Pecuária”, série de palestras promovidas pelo Governo do Estado em cerca de 60 cidades. O evento acontece na Secretaria de Turismo de Chapada dos Guimarães.

A Jornada Técnica percorre regiões com produção agropecuária para levar informações, apresentar tecnologias e auxiliar os pecuaristas na melhoria da qualidade e sanidade do rebanho, promovendo o aumento da produtividade e a competitividade do rebanho bovino, além de agregar valor à produção. A meta do Governo é realizar eventos semelhantes nas principais cadeias produtivas do Estado.

Nas palestras e práticas de campo, os pecuaristas de Chapada dos Guimarães receberão informações sobre comercialização, alimentação, manejos sanitários, melhoramento genético, sanidade e custos na pecuária. Em uma apostila com 120 páginas os produtores terão acesso às informações sobre todos os temas ligados à pecuária para aproveitar todo o seu potencial. A região tem 158.345 cabeças de gados e cerca de 876 criadores.

Segundo o Indea, 81% do rebanho do Estado estão em pequenas e médias propriedades rurais, sendo 45% (12,06 milhões de animais) em fazendas com até mil cabeças de gado. Outros 36%, que correspondem a 9,76 milhões de animais do volume total do Estado, estão em propriedades com até 5 mil cabeças de gado. Já 11% do rebanho bovino está em propriedades que têm entre 5 mil a 10 mil cabeças de gado. Apenas 5% do rebanho estão em fazendas que têm entre 10 mil a 20 mil bovinos. Outros 3% em propriedades rurais que têm acima de 20 mil animais.

A jornada está sendo realizada em parceria com os sindicatos rurais e órgãos do Governo como Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), além da participação da Federação dos Agricultores do Estado de Mato Grosso (Famato) e do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300798/visualizar/