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Posto de Atendimento do Procon facilitou o acesso dos consumidores
Disponibilizar um Posto de Atendimento do Procon-MT em Várzea Grande há exatos três anos, 15 de maio de 2003, facilitou o acesso dos consumidores do município aos serviços oferecidos pela Superintendência de Defesa do Consumidor. A partir desta segunda-feira (15.05), o Posto irá se tornar uma sede municipalizada do órgão.
Nivaldo de Campos Corrêa, 26, morador do bairro Vitória Régia, reclamou do mau funcionamento de seu aparelho celular no Posto do município. De acordo com ele, antes de abrir um Posto de Atendimento em Várzea Grande, pensava duas vezes antes de registrar uma reclamação. “Agora, com um Procon mais perto da minha casa, não preciso pensar muito. Ficou mais fácil exigir meus direitos como consumidor”, concluiu o morador do bairro Vitória Régia.
Lazarina de Paula Bastos, 65, não pensa muito diferente: “Brasileiro já é um pouco acomodado. Tudo que é cômodo estimula de certa forma. Se reclamar o que tenho direito ficou mais acessível, então agora que reclamo mesmo”, completou a consumidora que questionou no Procon o valor cobrado em sua conta de telefone.
Atendimento eficaz
Apenas nesses quatro primeiros meses do ano, 573 das 4.008 reclamações feitas por consumidores de todo o Estado foram registradas em Várzea Grande, o equivalente a 14,30% do total de registros.
O ranking das reclamações dos várzea-grandenses acompanha o Estado. Foram 247 reclamações (43,10%) do Setor de Produtos, 172 (30,01%) do Setor de Serviços Essenciais, 78 (13,61%) do Setor de Assuntos Financeiros, 62 (10,82%) do setor de Serviços Privados e, respectivamente, 09 (1,57%), 04 (0,62%) e 01 (0,17%) dos Setores de Saúde, Alimentos e Habitação.
Dos produtos, o telefone (fixo ou móvel) é o mais reclamado no município, em sua maioria por falta de garantia e descumprimento de contrato. Dos serviços essenciais, o segundo do ranking, os consumidores se queixam de cobranças indevidas nas contas de água, telefone celular, telefone fixo e energia elétrica. Cobrança indevida e abusiva dos Bancos Comerciais e dos Cartões de Crédito também são motivos de reclamação no terceiro setor mais reclamado, o de assuntos financeiros. No setor de serviços privados, cobrança indevida ou abusiva nas contas de celulares e o não fornecimento de documentos pelas Escolas são o motivo das reclamações.
O setor de Saúde aparece em quinto no ranking por alteração e descumprimento do contrato de plano de saúde de assistência médica e odontológica. Por prazo de validade inelegível em pacotes de bolachas e em bebidas alcoólicas, o setor de Alimentos aparece em sexto e por cobrança de multa acima do permitido em aluguéis, o setor de habitação aparece em sétimo.
O Posto de Atendimento do Procon-MT em Várzea Grande fica na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso, localizado próximo ao Terminal André Maggi.
Nivaldo de Campos Corrêa, 26, morador do bairro Vitória Régia, reclamou do mau funcionamento de seu aparelho celular no Posto do município. De acordo com ele, antes de abrir um Posto de Atendimento em Várzea Grande, pensava duas vezes antes de registrar uma reclamação. “Agora, com um Procon mais perto da minha casa, não preciso pensar muito. Ficou mais fácil exigir meus direitos como consumidor”, concluiu o morador do bairro Vitória Régia.
Lazarina de Paula Bastos, 65, não pensa muito diferente: “Brasileiro já é um pouco acomodado. Tudo que é cômodo estimula de certa forma. Se reclamar o que tenho direito ficou mais acessível, então agora que reclamo mesmo”, completou a consumidora que questionou no Procon o valor cobrado em sua conta de telefone.
Atendimento eficaz
Apenas nesses quatro primeiros meses do ano, 573 das 4.008 reclamações feitas por consumidores de todo o Estado foram registradas em Várzea Grande, o equivalente a 14,30% do total de registros.
O ranking das reclamações dos várzea-grandenses acompanha o Estado. Foram 247 reclamações (43,10%) do Setor de Produtos, 172 (30,01%) do Setor de Serviços Essenciais, 78 (13,61%) do Setor de Assuntos Financeiros, 62 (10,82%) do setor de Serviços Privados e, respectivamente, 09 (1,57%), 04 (0,62%) e 01 (0,17%) dos Setores de Saúde, Alimentos e Habitação.
Dos produtos, o telefone (fixo ou móvel) é o mais reclamado no município, em sua maioria por falta de garantia e descumprimento de contrato. Dos serviços essenciais, o segundo do ranking, os consumidores se queixam de cobranças indevidas nas contas de água, telefone celular, telefone fixo e energia elétrica. Cobrança indevida e abusiva dos Bancos Comerciais e dos Cartões de Crédito também são motivos de reclamação no terceiro setor mais reclamado, o de assuntos financeiros. No setor de serviços privados, cobrança indevida ou abusiva nas contas de celulares e o não fornecimento de documentos pelas Escolas são o motivo das reclamações.
O setor de Saúde aparece em quinto no ranking por alteração e descumprimento do contrato de plano de saúde de assistência médica e odontológica. Por prazo de validade inelegível em pacotes de bolachas e em bebidas alcoólicas, o setor de Alimentos aparece em sexto e por cobrança de multa acima do permitido em aluguéis, o setor de habitação aparece em sétimo.
O Posto de Atendimento do Procon-MT em Várzea Grande fica na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso, localizado próximo ao Terminal André Maggi.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300883/visualizar/
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