Curso de vaqueiro atende pela segunda vez a região de Castanheira
Os participantes permaneceram durante 11 dias nas fazendas Montanha e Vitória Régia, propriedades cedidas para o desenvolvimento da qualificação. Nesses locais, eles receberam noções de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação, rastreabilidade, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho.
“A maioria dos alunos são pequenos produtores, todos moradores da região. No ano passado, quando o curso de vaqueiro atendeu pela primeira vez o Município de Castanheira, foram qualificadas 17 pessoas, todas encaminhadas para o mercado de trabalho mais tarde. Estamos novamente nesta região devido à repercussão do projeto e demanda de interessados”, destacou o coordenador do curso, José de Abreu.
Para o secretário de agricultura do Município, Luciélio Vargens de Oliveira, o treinamento é essencial na qualificação da mão-de-obra. “Trata-se de um curso intensivo, onde os alunos aprendem com a teoria e, principalmente, na prática. Temos muitos vaqueiros na região, mas poucos são qualificados e sabem a maneira correta do manejo de gado. Este é um projeto que interessa também aos pecuaristas, que mais tarde procuram pelos concluintes do curso como profissionais”, disse.
Adriano Pereira Rios, 22 anos, não conseguiu participar do treinamento no ano passado, devido a seu trabalho na fazenda. Desta vez, ele trabalhou dobrado para garantir sua participação no curso. “Como o treinamento dura mais de dez dias, trabalhei dobrado para ficar fora neste período. Adorei tudo que aprendi até o momento e sei que será de grande utilidade no meu trabalho do dia-a-dia”, contou.
Já o pequeno produtor, Valdeci de Andrade Cardoso, 36 anos, desconhecia o projeto, mas se interessou quando soube do conteúdo das aulas. “Soube do curso através da secretaria de agricultura de Castanheira. Aprendi a maneira correta de lidar com o gado, já que normalmente fazia diferente com meu rebanho”, contou.
Valclides Ferreira dos Santos, 17 anos, aproveitou o momento de desemprego para se capacitar na área da pecuária. “Há dois meses que estou desempregado e percebo que o curso me ajudará a conseguir um trabalho. Aqui trabalhamos de verdade e aprendemos com a prática. Acordamos cedo e, durante todo o dia, estamos a campo reforçando cada detalhe do trabalho na fazenda”, falou entusiasmado.
Profissionais
Todo treinamento é acompanhado por instrutores e veterinários. Segundo eles, o curso de vaqueiro também acrescenta experiência profissional.
“Aprendo muito com os alunos. Cada um traz uma história de vida e a força de vontade em se qualificar, aperfeiçoar suas habilidades. Percebo que os que nunca tiveram contato com a pecuária é que apresentam maior interesse e tiram a melhores notas, devido à humildade em aprender”, frisou a veterinária Paola Melo Lima Verde.
O veterinário, Fernando Norton Oliveira Lima, também reconhece sua primeira experiência profissional. “Tenho adquirido muito conhecimento através das pessoas e da pecuária em geral. Os alunos demonstram total interesse e isto motiva nosso trabalho. É gratificante perceber preparamos futuros profissionais, vaqueiros qualificados que colocarão em prática a forma correta de lidar com gado, trazendo benefícios aos pecuaristas”, ressaltou.
Em 2006 o projeto já atendeu as cidades de Cuiabá, Poconé, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Juína e Castanheira. No próximo dia 24, o curso de vaqueiro será ministrado em Chapada dos Guimarães.
Curso de Doma
O projeto Parceria Rural – Pecuária traz uma novidade para este ano. Nos Municípios de Novo São Joaquim (485 km a Leste de Cuiabá) e Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá), será ministrado um curso de 'Doma Racional', que melhora o tratamento e o relacionamento 'homem-cavalo', adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias. O instrutor desse curso será Francisco Almir Bezerra, mais conhecido como ‘Mimi’, ele que é considerado um dos melhores domadores do país.
Comentários