Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Janeiro de 2013 às 16:40

    Imprimir


Órgão espera que incêndio na Boate Kiss mobilize a sociedade por uma legislação mais rígida Foto: Fernando Borges / Terra

Órgão espera que incêndio na Boate Kiss mobilize a sociedade por uma legislação mais rígida (Foto: Fernando Borges / Terra)

 



A tragédia ocorrida neste fim de semana na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), precisa servir de ponto de partida para a criação de uma legislação nacional que defina algumas regras para o funcionamento de empreendimentos desse tipo. Em especial para tornar obrigatória, por meio de lei federal, a fiscalização periódica das instalações. A proposta foi defendida nesta segunda-feira pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Luiz Alcides Capoani.

"Precisamos aproveitar esse lamentável episódio para reflexões sobre o que fazer daqui por diante, de forma a evitar outras ocorrências desse tipo. Não há regras nacionais nem estaduais para esse tipo (de empreendimento) porque, desde a Constituição de 1988, o poder de decidir as normas de funcionamento de tais locais foi delegado aos municípios", disse Capoani.

Segundo o engenheiro civil, o que há, em termos de abrangência nacional, são apenas algumas normas apontando a necessidade de saídas de emergência para locais fechados que abriguem grande número de pessoas, ou a definição da quantidade de armaduras de ferro a serem colocadas nos pilares.

"O que precisamos é de uma legislação nacional que obrigue fiscalizações e inspeções periódicas para a manutenção de empreendimentos como esse (Boate Kiss, onde houve o incêndio que provocou, até o momento, 231 mortes e dezenas de feridos)", disse o presidente do Crea-RS. "Essa legislação precisa, inclusive, obrigar que imóveis mais antigos sejam vistoriados em intervalos mais curtos."





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/30094/visualizar/