Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 15:45

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá abriu 600 novas vagas para o programa Aprender Fazendo por meio do qual pessoas desempregadas tem acesso a cursos profissionalizantes. As inscrições podem ser feitas hoje e amanhã (15 e 16/05) na Secretaria Municipal de Infra-estrutura, localizada na avenida Carmindo de Campos, bairro Dom Aquino, ao lado do parque de exposições. As atividades desta etapa do programa têm início no dia 1º de junho.

As inscrições tiveram início às 6 horas da manhã de hoje e por volta das 9 horas mais de mil pessoas já estavam sendo atendidas por uma equipe da Prefeitura, coordenada pelo secretário adjunto de Infra-estrutura, Euclides Santos. “As aulas práticas e teóricas serão aplicadas ao longo de seis meses, período em que o bolsista ainda terá direito a uma bolsa de um salário mínimo a cada trinta dias, além de vale transporte e cesta básica”, informa Euclides.

Do total de 600 vagas oferecidas nesta etapa, 500 serão destinadas a cursos na área de serviços gerais, diretamente ligada à Secretaria de Infra-estrutura. As outras 100 vagas ficarão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O secretário-adjunto informa, por outro lado, que não há limite para inscrições durante os dois dias de cadastramento. Do total de inscritos, 600 serão selecionados durante os dias 17 e 18 de maio, sendo que a equipe responsável pela seleção irá avaliar o perfil de cada candidato, priorizando aqueles que forem mais necessitados. A divulgação dos classificados será divulgada a partir da próxima sexta-feira (19).

“Se no decorrer das atividades houver desistência, convocaremos os próximos candidatos da lista de classificados”, informa Euclices Santos, lembrando que no ato da inscrição será exigido cópia da carteira de identidade e CPF, além de comprovante de endereço do candidato que deverá, obrigatoriamente, ser maior de 18 anos. “Não há limite de idade”, frisa o secretário.

Durante seis meses, a coordenação do programa acompanhará a freqüência e o desempenho do aprendiz que ainda será atendido por equipes das Secretarias de Saúde e Ação Social. “Também estamos fazendo parcerias com empresas do ramo da construção civil para que os aprendizes, tão logo recebam o seu certificado, sejam absorvidos pelo mercado de trabalho”, frisa Euclides, lembrando que o programa Aprender Fazendo atende determinação do prefeito Wilson Santos

“O Brasil continua sendo um país em desenvolvimento, com graves desigualdades sociais e com enorme contingente de pobreza, compondo um quadro de crise social aguda para o qual precisa, urgentemente, oferecer alternativas de reversão”, analisa o prefeito, lamentando que tal situação, conforme Santos, deteriorou quando o país registrou, nos últimos trinta anos, uma forte migração do campo, provocando o aparecimento de um grande número de brasileiros em busca de trabalho, renda e acesso a melhores condições de vida, concentrando, nas cidades, cerca de 80% de sua população.

“O desemprego é o principal motivo causador da pobreza e da fome”, observa Wilson Santos, lembrando que o quadro em Cuiabá é alarmante e que a administração municipal tem por obrigação de combatê-lo, em especial por meio da capacitação profissional dos cidadãos.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300942/visualizar/