Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 14:27
Por: Márcio Uhde

    Imprimir


Nesta quarta-feira, dia 17 de maio, em solenidade que vai contar com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Jurandir de Lima, a Comarca de Nova Mutum vai ser elevada para segunda entrância. Na mesma ocasião ocorre também o ato de criação da segunda vara, o que deve significar mais agilidade no andamento no andamento dos 6.391 processos registrados.

Segundo o juiz Gabriel da Silveira Matos, essa elevação de entrância está acontecendo justamente em razão do grande número de processos que a Comarca local está atendendo. “Nova Mutum e Santa Rita do Trivelatto são municípios atípicos, pois vem crescendo uma média de 10% ao ano. Isso faz com que o volume de trabalho também aumente. Isso não só em casos relacionados à criminalidade, mas em ações diversas cuja solução é dada pela justiça”, disse.

Gabriel explicou que com a criação da segunda vara mais um juiz será designado para o município. Com isso, o trâmite de um processo, de sua entrada até se chegar ao veredicto, que no Juizado Especial leva entre três e quatro meses e na Justiça Comum mais do que isso, deverá cair pela metade. O juiz disse ainda, que por enquanto não será necessário aumentar a estrutura física do Fórum. “Adequações internas são suficientes nesse primeiro momento”.

O Fórum de Nova Mutum foi inaugurado em 2004. Ele é resultado de uma parceria entre Tribunal de Justiça de Mato Grosso, prefeituras de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelatto, com o auxilio da comunidade local. Antes disso, o município pertencia à Comarca de Diamantino (130km), onde na época tramitavam cerca de 3 mil processos.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300961/visualizar/