Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Domingo - 14 de Maio de 2006 às 09:53

    Imprimir


Nos bastidores de Prova de Amor, o clima anda tenso em virtude das constantes e trabalhosas cenas de ação. Na esteira da celebração do Dia das Mães, a novela da Record mostrará na próxima segunda-feira, dia 15, uma de suas cenas mais dramáticas.

Grávida de nove meses e prestes a dar à luz seu bebê, a policial Diana, vivida por Patrícia França, será raptada por Miro, poderoso bandido que chefia o tráfico do morro, personagem de Perfeito Fortuna.

Seqüestrada diante de Júlio, companheiro de trabalho e pai da criança interpretado por Jorge Pontual, ela ficará sob a mira de uma pistola e sentirá suas primeiras contrações durante a fuga dos criminosos, dentro do carro de Miro.

"É uma cena extremamente violenta. Sou mãe e sei bem como é isso. Confesso que fiquei chocada ao ler o roteiro. Mas é importante mostrar ao público como essas situações podem acontecer, infelizmente", avalia a atriz.

Para agravar a situação, o local onde são registradas as mais baixas temperaturas do Rio de Janeiro - a praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista - emanava um calor anormal durante as gravações do seqüestro.

Nas cenas, Júlio e Diana caminham juntos na pracinha, quando vêem uma senhora ser assaltada por um trombadinha. Imediatamente, o policial corre para capturar o pivete, sem perceber que o assalto, porém, é uma armadilha preparada por Miro.

Ao perceber a armação, Júlio inicia uma perseguição aos criminosos com o auxílio de Padilha, personagem de André Mattos, que chega em seu táxi no momento do seqüestro. De quebra, Diana entra em trabalho de parto dentro do carro dos bandidos.

"O mais difícil nesta cena foi encontrar um equilíbrio entre o desespero de ver minha mulher ser seqüestrada grávida e a frieza do policial do dia-a-dia", aponta Jorge Pontual, com a fisionomia marcada pelo nervosismo das gravações.

Para gravar essa seqüência de cenas, a equipe de direção da novela precisou de cerca de quatro horas entre o forjado assalto e o momento em que Diana é levada pelos bandidos.

Para ganhar agilidade na edição, vários takes da mesma ação foram feitos por diversos ângulos diferentes. De acordo com o diretor de cena, Vicente Barcellos, essas tomadas de ação geralmente necessitam serem gravadas por diversos planos, para não se perder os detalhes das ações, como o roubo da bolsa pelo pivete.

"O grau de dificuldade não é tão grande, embora a cena exija uma certa tensão e participação nossa", minimiza o diretor, que acompanhou todos os takes junto aos atores e figuração, fazendo com eles o passo-a-passo das cenas.

Na tentativa de obter o melhor resultado, a direção utilizou diversos recursos. Além da câmera posicionada na grua, estrutura de metal utilizada para levantar o operador, a produção gravou também com auxílio do tripé e do "stead cam" ¿ suporte com sistema de amortecimento por molas que é acoplado ao corpo do operador para gravar tomadas no solo, em movimento.

Mesmo com todos os recursos tecnológicos disponíveis, foi preciso repetir por diversas vezes algumas tomadas.

Mais difíceis ainda seriam as cenas seguintes, da perseguição entre os carros dos bandidos e o taxi do Padilha. Nesses takes, a produção faz uso do "câmera car", veículo exclusivamente projetado para gravar cenas de carros em movimentos, suspensos em uma plataforma. "Essas são mais complicadas", avalia Vicente Barcellos, com bom humor.

Prova de Amor vai ao ar na TV Record, às 19h15, de segunda a sábado.





Fonte: TV press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301180/visualizar/