Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 13 de Maio de 2006 às 14:41

    Imprimir


A expedição do projeto Brasil das Águas - Sete Rios, liderada pelo piloto e engenheiro Gérard Moss, acompanhado de sua esposa Margi e equipe, sai de Brasília para o rio Araguaia neste dia 14 de maio de 2006.

O Araguaia será o primeiro dos sete rios a ser estudado, e marca o início da segunda etapa do projeto Brasil das Águas, incluído no Programa Petrobras Ambiental. O fato de o rio percorrer o centro do país em direção sul-norte, ser muito valorizado como espaço para lazer e turismo, e ainda ter significativa importância para a sobrevivência de comunidades ribeirinhas, foi decisivo para que os ambientalistas o considerassem fundamental para pesquisa.

Além de sobrevoar toda a extensão do rio (2.000 km) para constatar a condição da mata ciliar e os impactos que a água vem sofrendo, a equipe percorrerá o rio de barco coletando novas amostras. Nas cidades ao longo do rio, a equipe fará apresentações abertas ao público para mostrar às comunidades as imagens captadas ao longo do Araguaia e ouvir atentamente as preocupações e esperanças dos ribeirinhos para com o rio.

O objetivo dessa troca de informações é entender melhor as necessidades socioambientais dos usuários, além de sensibilizar os ribeirinhos e as autoridades locais para a necessidade de cuidar dessa privilegiada fonte de água e minimizar os danos causados pela ação do homem.

Devido à sua grande extensão, o Araguaia será percorrido em duas etapas: a primeira da nascente até Luís Alves (GO), em maio, e a segunda, até a foz, em junho. As cidades onde haverá apresentações nessa etapa inicial são: Alto Araguaia, Barra do Garças, Aruanã (GO), Cocalinho, Bandeirantes (GO) e Luís Alves (GO).

Além do Araguaia, os outros seis rios que serão expedicionados no decorrer de 2006 e 2007 –Guaporé (MT/RO), Rio Verde (MT), Grande (BA), Miranda (MS), Ribeira (SP) e Ibicuí (RS) - foram eleitos por autoridades, cientistas e ambientalistas num workshop realizado em abril, em Brasília.

Na primeira fase do premiado projeto Brasil das Águas, também patrocinada pela Petrobras, Gérard e Margi Moss percorreram o país, de outubro de 2003 a dezembro de 2004, a bordo de um avião anfíbio equipado com laboratório.

Coletaram 1.160 amostras de água de 350 rios e lagos brasileiros e, baseado nas análises dessas amostras feitas por pesquisadores de universidades e centros de pesquisa, foi traçado um panorama da qualidade das águas doces do Brasil.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301287/visualizar/