Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 12 de Maio de 2006 às 15:19

    Imprimir


A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) encontrou indícios de urânio altamente enriquecido em uma instalação onde o Irã negou estar realizando este tipo de atividade, informaram diplomatas ocidentais em Viena.

As partículas de urânio altamente enriquecido foram descobertas em amostras tiradas pelos inspetores da agência de segurança nuclear da ONU no centro de pesquisas de Lavizan, perto de Teerã, que foi destruído em 2004 pelas autoridades iranianas.

"Os inspetores encontraram partículas de urânio altamente enriquecido, mas não está claro se procedem de centrífugas que foram contaminadas ou é algo novo", afirmou uma fonte próxima à AIEA.

Outros diplomatas afirmaram que este urânio, em quantidades microscópicas, procedia de bombas de vácuo e que a descoberta da agência deixou os iranianos nervosos.

Nos anos anteriores, os inspetores da AIEA descobriram partículas de urânio altamente enriquecido e indícios escassamente enriquecido em diferentes instalações nucleares iranianas.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301494/visualizar/