Repórter News - reporternews.com.br
CONFERÊNCIA – Plano Estadual pretende elevar a qualidade do Ensino Médio
O crescente número de jovens já inseridos no mercado de trabalho, em busca de melhoria social e salarial, faz do Ensino Médio o segmento da Educação Básica que aspira por redobrada atenção. Pensando na melhoria da qualidade do ensino e capacitação destes jovens, o Fórum Estadual de Educação (FEE), elaborou o texto-base para o Plano Estadual de Educação (PEE) contendo diretrizes, objetivos e metas para o setor educacional do ensino estadual, municipal e privado, para os próximos 10 anos, em Mato Grosso.
O texto-base está sendo discutido na 1ª Conferência do Plano Estadual de Educação – Construindo Cidadania pela Educação, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Participam das discussões delegados representantes de todos os segmentos da sociedade.
No segundo dia da Conferência foram apreciadas as emendas contidas nas diretrizes do texto-base. Até o momento foram votadas dezenove emendas, sendo 13 aprovadas, três rejeitadas e três modificadas.
“O que nós buscamos aqui é a melhoria da qualidade de ensino para os nossos alunos, oferecendo uma proposta de ensino com qualidade e que traga resultados tanto no setor pedagógico quanto no social”, enfatizou a delegada Marta Rejane, que representa as escolas estaduais do município de Vera.
“O nosso grupo é bem dinâmico, estamos tendo uma discussão bastante válida. Acredito que agora a Educação para o Ensino Médio em Mato Grosso vai melhorar muito”, falou a representante das escolas estaduais do município de Aripuanã, Terezinha Rosane Franca. v
O Ensino Médio proposto no Plano Estadual de Educação tem como meta uma educação de qualidade que forme alunos mais aptos a assimilarem mudanças, mais autônomos em suas escolhas, que respeitem as diferenças e superem a segmentação social.
“É preciso criar Políticas Públicas Educacionais de acordo com cada região. O município onde eu moro, por exemplo, tem características muito diferentes de Cuiabá, a realidade dos alunos é outra. Por isso, eu achei muito válido que o Plano Estadual seja voltado para todos os segmentos da sociedade englobando vários municípios, assim todos os delegados vão criar emendas que condizem com sua região”, destacou Odair José Tomaz, delegado representante dos funcionários estaduais do município de Nova Olímpia.
“A continuidade nos estudos, a qualificação profissional e o exercício da cidadania da população jovem e adulta são conquistas sócio-cultural e político-econômica que dependem da expansão e qualidade do Ensino Médio”, frisou Josimar Miranda, que integra a equipe do Ensino Médio da Seduc.
ENEM
Algumas das metas que estão no texto-base para o Ensino Médio são: a revisão e atualização da Proposta Curricular nas Escolas Estaduais introduzindo a oferta de Língua Espanhola no Currículo, a abertura de cursos integrados, a oferta do Ensino Médio para alunos do campo, a oferta do Ensino Médio noturno adequado às necessidades e características dos alunos e a deliberação de programas e projetos especiais de Educação Ambiental e Relações Étnico-raciais.
O FEE também defende a melhoria da qualidade do Ensino Médio para que os alunos possam atingir os níveis de desempenho definidos e avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelos sistemas de avaliação que a serem implantados em Mato Grosso.
O desempenho dos alunos da rede estadual de ensino de Mato Grosso, no Enem, em 2005, foi em 12º lugar no ranking brasileiro de Estados, com média de 38,052 pontos, ficando abaixo da média nacional que foi de 40,05, numa escala de 0 a 100.
“Este é um momento de discussão onde todos os segmentos da sociedade vão apresentar propostas para a elaboração do Plano Estadual com o objetivo de obter melhores resultados para a Educação de Mato Grosso”, destacou Teresinha Maria da Costa, da equipe de Ensino Médio da Seduc.
Ensino Médio
Atualmente a rede estadual de ensino é responsável pela maior porcentagem de atendimento a alunos de Ensino Médio de Mato Grosso, com 87,98% da demanda. 361 escolas da rede estadual atendem ao Ensino Médio enquanto que a rede particular conta com 122 escolas.
O texto-base está sendo discutido na 1ª Conferência do Plano Estadual de Educação – Construindo Cidadania pela Educação, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Participam das discussões delegados representantes de todos os segmentos da sociedade.
No segundo dia da Conferência foram apreciadas as emendas contidas nas diretrizes do texto-base. Até o momento foram votadas dezenove emendas, sendo 13 aprovadas, três rejeitadas e três modificadas.
“O que nós buscamos aqui é a melhoria da qualidade de ensino para os nossos alunos, oferecendo uma proposta de ensino com qualidade e que traga resultados tanto no setor pedagógico quanto no social”, enfatizou a delegada Marta Rejane, que representa as escolas estaduais do município de Vera.
“O nosso grupo é bem dinâmico, estamos tendo uma discussão bastante válida. Acredito que agora a Educação para o Ensino Médio em Mato Grosso vai melhorar muito”, falou a representante das escolas estaduais do município de Aripuanã, Terezinha Rosane Franca. v
O Ensino Médio proposto no Plano Estadual de Educação tem como meta uma educação de qualidade que forme alunos mais aptos a assimilarem mudanças, mais autônomos em suas escolhas, que respeitem as diferenças e superem a segmentação social.
“É preciso criar Políticas Públicas Educacionais de acordo com cada região. O município onde eu moro, por exemplo, tem características muito diferentes de Cuiabá, a realidade dos alunos é outra. Por isso, eu achei muito válido que o Plano Estadual seja voltado para todos os segmentos da sociedade englobando vários municípios, assim todos os delegados vão criar emendas que condizem com sua região”, destacou Odair José Tomaz, delegado representante dos funcionários estaduais do município de Nova Olímpia.
“A continuidade nos estudos, a qualificação profissional e o exercício da cidadania da população jovem e adulta são conquistas sócio-cultural e político-econômica que dependem da expansão e qualidade do Ensino Médio”, frisou Josimar Miranda, que integra a equipe do Ensino Médio da Seduc.
ENEM
Algumas das metas que estão no texto-base para o Ensino Médio são: a revisão e atualização da Proposta Curricular nas Escolas Estaduais introduzindo a oferta de Língua Espanhola no Currículo, a abertura de cursos integrados, a oferta do Ensino Médio para alunos do campo, a oferta do Ensino Médio noturno adequado às necessidades e características dos alunos e a deliberação de programas e projetos especiais de Educação Ambiental e Relações Étnico-raciais.
O FEE também defende a melhoria da qualidade do Ensino Médio para que os alunos possam atingir os níveis de desempenho definidos e avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelos sistemas de avaliação que a serem implantados em Mato Grosso.
O desempenho dos alunos da rede estadual de ensino de Mato Grosso, no Enem, em 2005, foi em 12º lugar no ranking brasileiro de Estados, com média de 38,052 pontos, ficando abaixo da média nacional que foi de 40,05, numa escala de 0 a 100.
“Este é um momento de discussão onde todos os segmentos da sociedade vão apresentar propostas para a elaboração do Plano Estadual com o objetivo de obter melhores resultados para a Educação de Mato Grosso”, destacou Teresinha Maria da Costa, da equipe de Ensino Médio da Seduc.
Ensino Médio
Atualmente a rede estadual de ensino é responsável pela maior porcentagem de atendimento a alunos de Ensino Médio de Mato Grosso, com 87,98% da demanda. 361 escolas da rede estadual atendem ao Ensino Médio enquanto que a rede particular conta com 122 escolas.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301659/visualizar/
Comentários