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Cidades/Geral
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 21:40

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Encerra hoje (10) o curso de Abordagem Transdisciplinar na Educação e Pesquisa promovido pela Escola de Governo para diretores e técnicos do órgão e representantes de escolas e dos setores de gestão de pessoas de órgãos estaduais. O curso foi ministrado pelo doutor Marco Ernani Hyssa Luiz, da Universidade da Paz, de São Paulo. O curso foi aplicado durante três dias.

“A proposta é alcançar o gestor de pessoas para que eles percebam que há outras informações a serem conhecidas, e não apenas as cognitivas, que estão no papel, mas outras que possam colaborar para a qualidade de vida do servidor, dele próprio, da sociedade, da comunidade e do órgão”, explicou Luiz.

Para o diretor da Escola de Governo, Almir Balieiro, esta é uma oportunidade para se pensar diferente, fazer reflexões. “O gestor tem que pensar que não está sozinho, tem que trabalhar outros conceitos, outras dimensões para que cada servidor possa se perceber melhor e com isso perceber melhor os outros”, ressaltou.

O doutor Marcos Luiz esclareceu que a transdisciplinaridade envolve um conjunto de disciplinas para que em conjunto proporcionem uma visão e uma proposta diferente de resolução dos problemas. “A proposta é centrada no ser humano e em todas as suas dimensões, seja na sua vida pessoal, seja na social e também no seu meio-ambiente. Neste caso específico, a proposta é desenvolver competências e habilidades nos servidores públicos levando em conta sua própria qualidade de vida, de sua equipe de trabalho, proporcionando melhor qualidade de vida para a população em todos os campos da política pública”, esclareceu o palestrante.

Este grupo inicial de multiplicadores, conforme explicou o diretor Almir Balieiro, envolve pessoas de vários órgãos. “Este é um caminho muito longo a ser percorrido. É um projeto a longo prazo. Depois vamos para o segundo momento, tratando essas discussões com escolas de outros estados para juntos podermos identificar o que se pode implementar, como colocar tudo isso em prática, identificando idéias de práticas de abordagens. Essa proposta de abordagem vem de encontro ao que está sendo proposto pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) para o século 21”, salientou Balieiro.

Para ele, a expectativa é de que quando os gestores capacitados forem trabalhar as necessidades dos órgãos, contemplem essa visão de educação integral e ao longo da vida que vem sendo proposta pela Unesco e que a Escola de Governo passa a por em prática com o treinamento dos seus servidores .





Fonte: Da Assessoria

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