Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 01:59
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


Caetano Ribeiro dos Santos, de 81 anos e o neto, Andrey dos Santos, de 16 anos e simbolizam a perpetuação de um dos mais importantes símbolos da cultura mato-grossense: a viola de cocho. Os artesãos da mesma família, estavam entre dezenas de artistas mato-grossenses homenageados pelo governador Blairo Maggi, no início da noite desta terça-feira (09.05), na Praça das Bandeiras.

A ação fez parte das comemorações da semana de aniversário de 258 anos de Mato Grosso. O chefe do Executivo Estadual entregou placas de homenagem aos artesãos e músicos de vários municípios mato-grossenses, com a seguinte frase: “Para a mão de quem faz a cultura de Mato Grosso”.

“Aprendi a fazer e tocar com meu pai. Achei que deveria fazer a viola de cocho, hoje nós fazemos essa viola para o mundo inteiro. Por isso agradeço de coração essa homenagem”, disse, emocionado Caetano dos santos, explicando que a família sobrevive da arte.

Para o governador Blairo Maggi, a homenagem aos artesãos e músicos e todas as comemorações alusivas ao aniversário do Estado é um momento oportuno para a reflexão. “Eu espero que essa data sirva todos os anos para nós, mato-grossenses, refletir sobre todo o amor que temos por Mato Grosso”, afirmou o governador que também foi homenageado pelos artistas que lhe presentearam com uma viola de cocho.

Viola Gigante

Vários artistas se apresentaram durante a homenagem do Governo do Estado aos artesãos e músicos, na Praça das Bandeiras. No palco uma viola de cocho de 7,5 metros decorava o ambiente. Entre eles, o músico Abel dos Santos e a cantora Vera Capilé que tocou e cantou o hino de Mato Grosso. O violeiro Paulo Santana, considerado um dos melhores da atualidade, tocou o instrumento gigante. O evento foi finalizado com a apresentação da dupla sertaneja Diniz e Cabaleiro.

Várias autoridades prestigiaram as apresentações, entre elas os secretários Antônio Kato (Casa Civil), coronel Orestes de Oliveira (Casa Militar), Augustinho Moro (Saúde), José Carlos Vicente (Cultura) e vários deputados estaduais.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302054/visualizar/