Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 09 de Maio de 2006 às 14:34

    Imprimir


A diplomacia é a opção preferível para resolver a disputa sobre o programa nuclear iraniano, afirmou hoje o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante um ato em Sun City Center, na Flórida.

Em reunião com aposentados americanos, o presidente respondeu assim a uma pergunta sobre o que os Estados Unidos fariam se o Irã obtivesse uma bomba nuclear, mas não fez referência à carta enviada pelo presidente desse país, Mahmoud Ahmadinejad, na segunda-feira.

"A primeira opção, e a mais importante, é a diplomacia", afirmou Bush, que expressou seu convencimento de que "acho que podemos conseguir (uma solução para a disputa) através da diplomacia".

A carta de Ahmadinejad ao presidente dos Estados Unidos é a primeira em 27 anos, desde que as duas nações romperam laços diplomáticos.

Teerã afirma que a carta propõe novas vias para resolver a disputa, mas os EUA garantem que não contém nada concreto, e se trata apenas de uma tentativa de desviar o debate enquanto o Conselho de Segurança da ONU examina que medidas tomar sobre o programa nuclear iraniano.

Os EUA pressionam para que o Conselho de Segurança imponha sanções ao Irã, e considera que o programa de Teerã para enriquecer urânio tem fins militares.

O Irã nega essa acusação e afirma que suas atividades nucleares têm como fim apenas a produção de energia para sua população.

A Rússia e a China, dois dos membros permanentes do Conselho de Segurança junto com EUA, França e Reino Unido, estão reticentes à imposição de sanções.

Em reunião ontem à noite, em Nova York, os representantes desses cinco países mais a Alemanha não conseguiram chegar a um acordo sobre uma estratégia comum em relação ao Irã.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302138/visualizar/